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Title: Experiências visuais na prática pedagógica de professores do ensino fundamental
Advisor: ROSÁRIO, Hilda Rosa Moraes de Freitas
Authors: MORAES, Camila Quaresma
Keywords: Letramento visual - Alunos surdos
Educação inclusiva
Professores - Formação continuada
Teoria fundamentada nos dados (TFD)
Issue Date: 2023
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: MOARES, Camila Quaresma. Experiências visuais na prática pedagógica de professores do ensino fundamental. Orientadora: Hilda Rosa Moraes de Freitas Rosário. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras LIBRAS) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2023.
Resumo: A visão é o principal meio de assimilação para a pessoa surdo. Deste modo, o uso de métodos visuais no ensino e aprendizagem contribui para aquisição do conhecimento de modo significativo. No entanto, o uso de artefatos visuais necessita ter um propósito de uso para transmitir informações no ambiente educacional. O presente estudo teve como objetivo geral desenvolver e aplicar uma oficina sobre o uso de recursos visuais para contribuir na formação continuada de professores do ensino fundamental. Este trabalho caracteriza-se por ser um estudo aplicado do tipo descritivo, com intuito de gerar novos conhecimentos acerca da formação continuada de professores de alunos surdos a partir da visualidade. É de abordagem qualitativa. Participarão deste estudo docentes de uma escola de ensino fundamental, de caráter confessional conveniada com as redes pública, municipal e estadual de ensino, localizada na região metropolitana de Belém. Os critérios de participação foram: 1) ter alunos com deficiência (incluindo a surdez) no ambiente de atuação; 2) possuir disponibilidade de no máximo 1h e 30min para participação; 3) estar de acordo com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e 4) aplicar com os alunos as estratégias desenvolvidas durante o período da oficina. O método de análise foi a Teoria Fundamentada nos Dados – TFD, e as variáveis a serem analisadas foram as estratégias dos professores, as condições sob as quais ocorreram suas práticas pedagógicas assim como os resultados dessas práticas a partir da formação na oficina. Assim estruturou-se uma oficina de letramento visual com cinco encontros com duração de 1h e 30min cada, realizada semanalmente, estruturada com três momentos teóricos e dois práticos para a apresentação de duas propostas, um vídeo divulgação de um livro infantil e a aplicação de um baralho com letras e sinais na datilologia da LIBRAS. As categorias identificadas foram: as Dificuldades Enfrentadas pelos Docentes, que condicionaram a Aplicação de Estratégias Visuais por eles, resultando nas Aprendizagens Docente, que compõem o fenômeno “Experiências Visuais na Prática Pedagógica de Professores do Ensino Fundamental: (re) significar, (re) aprender”. Evidenciou-se a necessidade da formação continuada sobre essa temática aos professores, proporcionando novas metodologias de ensino e aprendizagem para os alunos surdos e com outros comprometimentos. Concluiu-se que, ao proporcionar inovações visuais na construção do conhecimento, o aluno sentiu-se motivado e estimulado para participar da atividade e assim aprender.
Abstract: Vision is the main means of assimilation for the deaf person. Thus, the use of visual methods in teaching and learning contributes to the acquisition of knowledge in a meaningful way. However, the use of visual artifacts needs to have a purpose of use to convey information in the educational environment. The present study had the general objective of developing and applying a workshop on the use of visual resources to contribute to the continuing education of elementary school teachers. This work is characterized as an applied study of the descriptive type, with the intention of generating new knowledge about the continued training of teachers of deaf students from visuality. It has a qualitative approach. Participants in this study will be teachers of an elementary school, of a confessional nature, associated with the public, municipal and state education networks, located in the metropolitan area of Belém. The criteria for participation were: 1) to have students with disabilities (including deafblindness) in the environment of performance; 2) to have availability of a maximum of 1h and 30min for participation; 3) to be in agreement with the Free and Informed Consent Form (FICF) and 4) apply with students the strategies developed during the workshop period. The method of analysis was Grounded Theory, and the variables to be analyzed were the teachers' strategies, the conditions under which their pedagogical practices occurred, and the results of these practices from the workshop training. Thus, a visual literacy workshop was structured with five meetings lasting 1h and 30min each, held weekly, structured with three theoretical and two practical moments for the presentation of two proposals, a video of a children's book and the application of a deck with letters and signs in LIBRAS typology. The categories identified were: the Difficulties Faced by Teachers, which conditioned the Application of Visual Strategies by them, resulting in Teacher Learning, which make up the phenomenon "Visual Experiences in Pedagogical Practice of Elementary School Teachers: (re) mean, (re) learn". It was evidenced the need for continued education on this theme for teachers, providing new teaching and learning methodologies for deaf students and students with other disabilities. It was concluded that, by providing visual innovations in the construction of knowledge, the student felt motivated and estimulated to participate in the activity and thus learn.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2971
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