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Title: Literatura, Performatividade, Educação e Surdez: Um estudo com palhaçaria surda em Belém do Pará.
Advisor: AQUINO, Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de
Authors: RIBEIRO, Hanna Michelly Costa
Keywords: Literatura - Estudo
Educação Bilíngue de Surdos
Educação Literária
Educação especial - Alunos surdos
Literatura (visual) Surda
Issue Date: 2023
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: RIBEIRO, Hanna Michelly Costa. Literatura, Performatividade, Educação e Surdez: Um estudo com palhaçaria surda em Belém do Pará. Orientadores: Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de Aquino; Jonathan da Silva Cardozo. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras LIBRAS) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2023.
Resumo: O presente trabalho aborda sobre Educação Bilíngue de Surdos, a Literatura (visual e surda) e a Educação Literária como elementos colaboradores na formação do ser surdo, com a finalidade de analisar as possíveis influências da educação literária na formação identitária e performática de uma artista surda, palhaça e professora do município de Belém do Pará. Dessa forma, discute-se sobre a importância do estudo da Literatura, com foco na educação de surdos, ao reconhecer a Literatura como um direito humano fundamental e um instrumento de instrução, educação e formação. A metodologia consiste em uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, realizada com uma artista e palhaça surda de Belém do Pará. O corpus da pesquisa consiste em dados coletados, discutidos e analisados a partir de uma entrevista semi-estruturada, que constituiu-se de sete questões abertas, promovendo uma coleta de informações ampla e complexa sobre os temas abordados, os dados produzidos são discutidos a partir de uma análise comparativa, das informações obtidas com a literatura acadêmico-científica sobre Educação de Surdos, Literatura (visual) Surda e Educação Literária, como resultados, durante o processo analítico de estudo e seleção das informações emergiram quatro categorias, com reflexos diretos da Educação Literária na formação pessoal, social e artística de uma palhaça surda de Belém do Pará. Para dar suporte às discussões, recorremos às contribuições de Cosson (2007) e Saraiva (2009) que tratam sobre educação literária e a importância da literatura na formação do sujeito. Para tratar sobre literatura (visual e surda), tem-se Karnopp (2006) e Mourão (2016), bem como Perlin (2004) e Strobel (2008), que falam sobre cultura e identidade surda. Logo, com esse trabalho, espera-se compreender a importância que a literatura desempenha nas diferentes culturas (surda e ouvinte) e suas contribuições para a educação de surdos.
Abstract: The present work deals with Bilingual Education for the Deaf, Literature (visual and deaf) and Literary Education as collaborating elements in the formation of the deaf being, with the purpose of analyzing the possible influences of literary education in the identity and performance formation of a deaf artist, clown and teacher from the municipality of Belém do Pará. In this way, the importance of studying Literature is discussed, focusing on the education of the deaf, by recognizing Literature as a fundamental human right and an instrument of instruction, education and training. The methodology consists of field research, with a qualitative approach, carried out with an artist and deaf clown from Belém do Pará. The corpus of the research consists of data collected, discussed and analyzed from a semi-structured interview, which consisted of seven open questions, promoting a broad and complex collection of information on the topics addressed, the data produced are discussed from a comparative analysis of the information obtained from the academic-scientific literature on Deaf Education, Deaf (visual) Literature and Literary Education, as a result, during the analytical process of study and selection of information four categories emerged, with direct reflections of Literary Education in the personal, social and artistic formation of a deaf clown woman from Belém do Pará. To support the discussions, we resort to the contributions of Cosson (2007) and Saraiva (2009) who deal with literary education and the importance of literature in the formation of the subject. To deal with literature (visual and deaf), there are Karnopp (2006) and Mourão (2016), as well as Perlin (2004) and Strobel (2008), who talk about deaf culture and identity. Therefore, with this work, it is expected to understand the importance that literature plays in different cultures (deaf and hearing) and its contributions to the education of the deaf.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2976
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