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http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2978
Title: | O papel do professor de Letras Libras para a garantia de acessibilidade comunicacional em eventos. |
Advisor: | AQUINO, Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de |
Authors: | ROCHA, Geyse Evelyn Costa da SILVA, Iasmin Passos da |
Keywords: | Acessibilidade comunicacional Profissional de Letras-LIBRAS Professor de Letras Libras Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS Pessoas surdas - Inclusão |
Issue Date: | 2023-07 |
Publisher: | UFRA/Campus Belém |
Citation: | ROCHA, Geyse Evelyn Costa da; SILVA, Iasmin Passos da. O papel do professor de Letras Libras para a garantia de acessibilidade comunicacional em eventos. Orientadora: Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de Aquino. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras LIBRAS) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2023. |
Resumo: | É importante que os profissionais que estão à frente de organizações de eventos saibam sobre a importância de uma acessibilidade comunicacional de qualidade. Nesse sentido, vê-se o profissional formado em Letras Libras como um mediador eficaz para estar na organização e planejamento de eventos de qualquer natureza: cultural, educacional etc. Com o avanço dos estudos das línguas sinalizadas e a formação de professores voltados especificamente para o ensino de Libras, é possível perceber o quanto o professor de Letras Libras pode ser importante e necessário nesses espaços fazendo a consultoria sobre acessibilidade comunicacional. A partir dessa contextualização, o objetivo desta pesquisa é discutir os efeitos da presença do profissional formado em Letras Libras em eventos, acadêmico e artístico-culturais, para uma acessibilidade comunicacional de qualidade e efetiva. Como objetivos específicos buscou-se discutir sobre o professor de Letras Libras como uma base de intermediação para a acessibilidade comunicacional de qualidade; promover uma roda de conversa entre a comunidade surda, composta pelos seguintes profissionais: professor, tradutor intérprete, pessoa surda e produtora de eventos. O referencial teórico adotado para a realização da pesquisa foram os autores Marcelino (2013), Florindo (2015) que tratam da comunicação em Libras durante os eventos que necessitam de acessibilidade para a pessoa surda, além dos documentos legais como a Lei no 10.436, que trata sobre a Língua Brasileira de Sinais e dá outras providências, e a Lei no 13.146, que institui a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (Estatuto da pessoa com deficiência. Quanto aos aspectos metodológicos, o presente trabalho se caracterizou como pesquisa qualitativa e descritiva, tendo como instrumentos de coleta de dados a roda de conversa e a entrevista semi-estruturada, tendo como sujeitos colaboradores um contratante, um professor, um intérprete, uma produtora e uma pessoa surda. Dentre os resultados encontrados, apontam-se características que coloquem docentes como consultores na organização e planejamento dos eventos, com o intuito de incluir os surdos nos espaços alocados. |
Abstract: | It is important that professionals who are at the forefront of event organizations know about the importance of quality communication accessibility. In this sense, the professional graduated in Libras Letters is seen as an effective mediator to be in the organization and planning of events of any nature: cultural, educational and etc. With the advancement of studies of signed languages and the training of teachers specifically focused on teaching Libras, it is possible to see how important and necessary the Libras Language teacher can be in these spaces by consulting on communication accessibility. Based on this contextualization, the objective of this research is to discuss the effects of the presence of professionals trained in Libras Languages in academic and artistic-cultural events, for quality and effective communication accessibility. As specific objectives, we sought to discuss the Libras Language teacher as an intermediation base for quality communication accessibility; promote a conversation circle among the deaf community, made up of the following professionals: teacher, interpreter translator, deaf person, and event producer. The theoretical framework adopted for carrying out the research were the authors Marcelino (2013), Florindo (2015) who deal with communication in Libras during events that require accessibility for the deaf person, in addition to legal documents such as Law no 10.436, which deals with the Brazilian Sign Language and other measures, and Law no 13.146, which institutes the Brazilian law for the inclusion of the disabled person (Statute of the disabled person. As for the methodological aspects, the present work was characterized as a qualitative and descriptive, using the conversation wheel and the semi-structured interview as data collection instruments, with a contractor, a teacher, an interpreter, a producer, and a deaf person as collaborating subjects. as consultants in the organization and planning of events, with the aim of including the deaf in the allocated spaces. |
URI: | http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2978 |
Appears in Collections: | TCC - ICIBE - Licenciatura em Letras/Libras |
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