Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2997
Title: Interculturalidade no ensino de português língua estrangeira: estratégias de ensino no contexto amazônico paraense
Advisor: AQUINO, Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de
Authors: DIAS, Beatriz de Carvalho
Keywords: Interculturalidade - Lingua portuguesa
Português Língua Estrangeira - Ensino
Estratégias de ensino - Português Língua Estrangeira
Contexto amazônico paraense - Português Língua Estrangeira
Issue Date: 2023-09-01
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: DIAS, Beatriz de Carvalho. Interculturalidade no ensino de português língua estrangeira: estratégias de ensino no contexto amazônico paraense. Orientadora: Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de Aquino. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Portugues) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2023.
Resumo: O presente trabalho aborda a interculturalidade no ensino de Português Língua Estrangeira, com a finalidade de analisar algumas estratégias observadas e aplicadas em uma experiência de estágio supervisionado obrigatório em um curso livre de Português Língua Estrangeira da Universidade Federal do Pará (UFPA). Dessa forma, discute-se o que é cultura, e interculturalidade e a sua importância para o ensino de línguas estrangeiras. Ademais, traça-se um breve panorâma histórico do ensino de português para estrangeiros no mundo e posteriormente, em Belém do Pará. Logo, objetiva-se discutir a importância da interculturalidade no ensino de Português Língua Estrangeira no contexto amazônico paraense, observando de que forma elementos culturais dessa região são utilizadas nas aulas observadas e aplicadas. A metodologia consiste em natureza aplicada, explicativa e com procedimento bibliográfico. O corpus da pesquisa consiste em dados coletados do relatório de estágio obrigatório supervisionado da pesquisadora, para ter acesso aos quadros de observação de aulas e as propostas simplificadas de tutoria, que foram a regência da mesma. Além disso, conta-se com perguntas selecionadas da entrevista que foi feita com as professoras das aulas do curso livre de Português Língua Estrangeira. Como referencial teórico, tem-se autores como Franco (2019), Romani e Rajobac (2011), que tratam sobre interculturalidade no ensino. Para o destaque do aluno como ser complexo e a própria aprendizagem, tem-se Silva et. al (2016), bem como Sales (2019), que fala sobre heterogeneidade linguístico-cultural em turmas de Português Língua Estrangeira. Logo, com este trabalho, espera-se demonstrar a importância da interculturalidade e apresentar propostas e ações que já estão sendo executadas no Pará dentro do contexto de ensino de Português Língua Estrangeira.
Abstract: This article presents the interculturality in the teaching process of Portuguese as a foreign language, with the goal of analysing some strategies observed and applied in an internship experience, developed in a free Portuguese course to foreign in Federal University of Pará (UFPA). Therefore, it is discussed what is culture, interculturality and itsimportance to teaching a foreign language. In addition, it is traced a brief historic panorama of teaching Portuguese to foreign in the world and in Belém/PA. Therefore, the goal of this work is discuss the importance of interculturality in the teaching of Portuguese as a foreign language in the amazonic context of Pará/Brazil. The methodology consists of a research of applicated nature, descriptive and explanatory, with bibliographic procedure. The research corpus consists in the date collected from the researcher’s obligatory supervised and observed internship report, to have access to the board of class observation and simplified tutoring proposals. Furthermore, there are questions collected from the interview of two teachers of the free Portuguese course. As to the theoretical reference, there are authors such as Franco (2019), Romani and Rajobac (2011), who talk about interculturality in teaching. For highlighting the student as a complex being and learning itself, there is Silva et. al (2016), as well as Sales (2019), in their work entitled “Linguistic-cultural heterogeneity in Portuguese as a Foreign Language classes: the impact on written production”. In conclusion, it is expected to demonstrate the importance of interculturality and present proposals and actions that are already being carried out in Belém/PA within the context of teaching Portuguese as a foreign language.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2997
Appears in Collections:TCC - ICIBE - Letras / Português



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.