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Title: Análise do balbucio em bebês com desenvolvimento típico de até 12 meses: um estudo piloto acerca da protolinguagem durante a atenção conjunta
Advisor: AQUINO, Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de
Authors: ROSÁRIO, Fabio Gabriel Gaspar do
Keywords: Balbucio - Protolinguagem
Aquisição da linguagem - Interações comunicativas
Teorias de aquisição da linguagem
Atenção conjunta - Desenvolvimento da linguagem
Issue Date: 2023
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: ROSÁRIO, Fabio Gabriel Gaspar do. Análise do balbucio em bebês com desenvolvimento típico de até 12 meses: um estudo piloto acerca da protolinguagem durante a atenção conjunta. Orientador: Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de Aquino. 2023. 42 f. : il. color. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2023.
Resumo: Esta pesquisa inscreve-se na área da teoria linguística que trata de aspectos da aquisição da linguagem e tem como objetivo analisar a evolução da linguagem no primeiro ano de vida, no que diz respeito à fase denominada de balbucio. Além disso, iremos comparar os balbucios de crianças de até um ano, com vistas à descrição do seu desenvolvimento/evolução bem como descrever a relação entre os bebês e seus cuidadores (mãe, pai e outrem), que são denominadas díades. Para a realização da pesquisa utilizamos como referencial teórico os estudos da teoria linguística que trata de temas e abordagens teóricas sobre aquisição da linguagem, pautado nos estudos de Noam Chomsky (1959), Ester Scarpa (2012), Michèle Kail (2013), Alessandra Del Ré, Luciane de Paula, Marina Mendonça (2014a, 2014b), Grolla e Silva (2014), Raquel Santos (2015), Alessandra Del Ré et al. (2022), além dos estudos F. Skinner (1957) so bre o comportamento verbal. A metodologia adotada para essa pesquisa foi a descritivo-exploratória a partir da revisão de literatura e do método de estudo de produção de linguagem baseado em corpus, como o Child Language Data Exchange System (CHILDES), no qual foram selecionados 3 vídeos, com bebês de 6, 9 e 12 meses e depois esses vídeos foram segmentados e descritos a partir de observação pelo software Eudico Linguistic Annotator (ELAN). Nessa última fase dos procedimentos, a segmentação das trilhas observadas foram balbucio, díade e atenção conjunta, cada uma com seu respectivo vocabulário controlado, isto é, o que deveria ser observado em cada uma dessas ações. Como resultados foram encontrados balbucios variados nos bebês de 6 e 9 meses e balbucios canônicos no bebê de 12 meses. Sobre a atenção conjunta houve mais interação voltada para olhar em direção ao olhar do outro e de compartilhar objeto, que foram registradas nas 3 díades e sobre as díades elas foram compostas da seguinte forma, duas díades de mãe-bebê e uma díade pai-bebê. Espera-se que esse trabalho contribua para os estudos sobre evolução e aquisição da linguagem.
Abstract: This research is part of the area of linguistic theory that deals with aspects of language acquisition and aims to analyze the evolution of language in the first year of life, with regard to the so-called babbling phase. In addition, we will compare the babbling of children up to one year old, with a view to describing their development/evolution, as well as describing the relationship between babies and their caregivers (mother, father and others), which are called dyads. To carry out the research, we used as a theoretical reference the studies of linguistic theory that deal with themes and theoretical approaches on language acquisition, based on the studies of Noam Chomsky (1959), Ester Scarpa (2012), Michèle Kail (2013), Alessandra Del Ré, Luciane de Paula, Marina Mendonça (2014a, 2014b), Grolla e Silva (2014), Raquel Santos (2015), Alessandra Del Ré et al. (2022), in addition to studies by F. Skinner (1957) on verba l behavior. The methodology adopted for this research was descriptive-exploratory based on the literature review and the corpus-based language production study method, such as the Child Language Data Exchange System (CHILDES), in which 3 videos were selected, with babies of 6, 9 and 12 months and then these videos were segmented and described from observation by the Eudico Linguistic Annotator (ELAN) software. In this last phase of the procedures, the segmentation of the observed trails were babbling, dyad and joint attention, each with its respective controlled vocabulary, that is, what should be observed in each of these actions. As a result, varied babbling was found in babies aged 6 and 9 months and canonical babbling in babies aged 12 months. Regarding joint attention, there was more interaction focused on looking a t the other's gaze and sharing objects, which were recorded in the 3 dyads and on the dyads they were composed as follows, two mother-baby dyads and a father-baby dyad . It is hoped that this work will contribute to studies on language evolution and acquisition.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3002
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