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Title: A importância das habilidades socioemocionais de alunos surdos e ouvintes desenvolvidas por meio da literatura
Advisor: AQUINO, Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de
Authors: AVIZ, Kathllen Pacheco de
Keywords: Habilidades socioemocionais (HSEs) - Educação
Alunos surdos - Educação
Literatura - Ensino
Educação inclusiva
Issue Date: 2023
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: AVIZ, Kathllen Pacheco de. A importância das habilidades socioemocionais de alunos surdos e ouvintes desenvolvidas por meio da literatura. Orientadora: Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de Aquino. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-LIBRAS) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2023.
Resumo: Fundamental para o desenvolvimento do aluno em sala de aula, a construção das habilidades socioemocionais tem sido um dos aspectos valiosos para a vida social e escolar do indivíduo, tais habilidades podem ser desenvolvidas por meio da literatura, mas a organização escolar precisa dar maior importância para esta temática, de modo a estimular de forma positiva o uso da literatura na constituição do indivíduo. Com base nisto, este estudo buscou compreender a importância do desenvolvimento da habilidade socioemocional do aluno tendo como auxílio à literatura para esse processo de estímulo, destacando a relevância que possui no processo de aprendizagem para a formação cidadã e a forma como se inserem na sociedade. A partir de tal contexto, este estudo objetiva compreender a importância das habilidades socioemocionais desenvolvidas por meio da literatura em alunos surdos e ouvintes. Para se atingir tal objetivo, fez-se necessário identificar a relação existente entre a inteligência emocional dentro do âmbito educacional para com a literatura; analisar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais do aluno surdo e ouvinte perante o ensino da literatura e; a partir daí, identificar que o ensino não somente envolve a inteligência cognitiva, mas também a inteligência emocional. Utilizou-se o tipo de pesquisa básica, descritiva e estudo de caso. As informações foram obtidas por meio de questionário com alunos cursantes e concluintes do ensino médio, cujo roteiro se estruturou em oito perguntas objetivas e duas discursivas. Os dados foram analisados utilizando-se o método dedutivo, por meio de abordagem quali-quantitativa. Ao término, foi possível inferir que o professor da disciplina literatura tem um papel fundamental em sala de aula, uma vez que potencializam ou dificultam o desenvolvimento de habilidades importantes para a convivência em sociedade, identificando que também é de responsabilidade desse profissional e da instituição escolar, a escolha da melhor forma de ensino. Assim, recomenda-se que seja voltada maior atenção para com as HSEs (Habilidades Socioemocionais), pois quando desenvolvidas positivamente são capazes de proporcionar desempenho escolar satisfatório, além de que auxiliar na inserção cidadã deste aluno em sociedade, com suas inteligências potencializadas.
Abstract: Fundamental for the development of the student in the classroom, the construction of socioemotional skills has been one of the valuable aspects for the social and school life of the individual, such skills can be developed through literature, but the school organization needs to give greater importance to this theme, in order to positively stimulate the use of literature in the constitution of the individual. Based on this, this study sought to understand the importance of developing the student's socio-emotional skills with literature as an aid for this stimulus process, highlighting the relevance it has in the learning process for citizenship education and the way in which they are inserted in society. From this context, this study aims to understand the importance of socio-emotional skills developed through literature in deaf and hearing students. In order to achieve this objective, it was necessary to identify the existing relationship between emotional intelligence within the educational scope and with literature; to analyze the development of the deaf and hearing student's socio-emotional skills before the teaching of literature and; from there, identify that teaching not only involves cognitive intelligence, but also emotional intelligence. The type of basic, descriptive and case study research was used. The information was obtained through a questionnaire with students who were studying and graduating from high school, whose script was structured in eight objective questions and two discursive ones. Data were analyzed using the deductive method, through a quali-quantitative approach. At the end, it was possible to infer that the literature teacher has a fundamental role in the classroom, since they enhance or hinder the development of important skills for coexistence in society, identifying that it is also the responsibility of this professional and the school institution , the choice of the best way of teaching. Thus, it is recommended that greater attention be paid to the HSEs (Socioemotional Skills), because when positively developed they are capable of providing satisfactory school performance, in addition to assisting in the citizen insertion of this student in society, with their intelligence enhanced.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3010
Appears in Collections:TCC - ICIBE - Licenciatura em Letras/Libras

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