Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3029
Title: O aluno com deficiência auditiva na escola regular.
Advisor: AQUINO, Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de
Authors: ALVES, Cíntia Helen da Silva
Keywords: Educação Especial
Deficiência Auditiva
Escola Regular - Alunos surdos
Práticas pedagógicas inclusivas
Issue Date: 2023-05-03
Publisher: UFRA/campus Belém
Citation: ALVES, Cíntia Helen da Silva. O aluno com deficiência auditiva na escola regular. Orientador: Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de Aquino. 2023. 15 f. Monografia (Especialização em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2023.
Resumo: O presente artigo analisa de forma peculiar a temática e algumas abordagens sobre os alunos que apresentam deficiência auditiva na escola regular, o principal objetivo deste trabalho será promover dentro da escola estratégias pedagógicas para melhorar a prática do profissional de educação que a cada dia desafia por meio de seu trabalho entraves na sociedade para a ascensão desta clientela, fomentando a cada dia a qualidade do ensino para que essa comunidade possa ter acesso no mercado de trabalho e em todos os âmbitos da sociedade, visto que o trabalho do profissional em estimular o docente com tal deficiência para obter sua autonomia, criticidade e exerce sua cidadania como qualquer pessoa é de suma importância e juntamente com a família que é um dos principais pressupostos nesse processo de construção a qual qualquer indivíduo precisa para se desenvolver. O trabalho será pautado em pesquisas bibliográficas de cunho qualitativo, cuja a trajetória embasar-se-á em autores renomados com fiel comprometimento com o assunto em questão, a abordagem será iniciada com um breve apanhado histórico da educação especial no Brasil, em seguida a inclusão nessa construção hoje e posteriormente a formação do profissional de educação que atua nesta referida área e seus desafios.
Abstract: This article analyzes in a peculiar way the theme and some approaches on students who have hearing impairment in regular school, the main objective of this work will be to promote pedagogical strategies within the school to improve the practice of the education professional who every day challenges through obstacles in society for the rise of this clientele, fostering the quality of education every day so that this community can have access to the job market and to all areas of society, since the work of the professional in stimulating the teacher with such disability to obtain their autonomy, criticality and exercise their citizenship as any person is of paramount importance and together with the family that is one of the main assumptions in this construction process which any individual needs to develop. The work will be based on qualitative bibliographical research, whose trajectory will be based on renowned authors with faithful commitment to the subject in question, the approach will begin with a brief historical overview of special education in Brazil, then the inclusion in this construction today and later the training of the education professional who works in this area and its challenges.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3029
Appears in Collections:TCC - ICA - Engenharia Florestal

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O aluno com deficiência auditiva na escola regular.pdf185,08 kBPDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons