Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/304
Title: Os objetos de aprendizagem como ferramentas no ensino aprendizado
Advisor: COSTA, Janaína Loureiro da
Authors: REIS, Joneson Rosa dos
REIS, Maria do Socorro Braga
Keywords: Educação - Tecnologias
Prática docente - Tecnologias
Tecnologias educacionais
Docentes - Prática pedagógica
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA/Pólo Capanema (PA)
Citation: REIS, Joneson Rosa dos; REIS, Maria do Socorro Braga. Os objetos de aprendizagem como ferramentas no ensino aprendizado. 2015. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Capanema, PA, 2015.
Resumo: A Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no ensino assume o papel de provocar o ato de ensinar e aprender, são enormes os desafios que a maioria dos professores enfrenta para se apropriar das TIC e inovar sua prática pedagógica, elas estão cada vez mais presente no cotidiano escolar. Dentro desse universo, os Objetos de Aprendizagem (OA) podem ser ferramentas para auxiliar no processo ensino aprendizagem de disciplinas essenciais no currículo escolar. Este trabalho apresenta a construção de OA a partir da interação de uma equipe multidisciplinar, o processo de depuração também aconteceu com a participação dos estudantes, onde foi verificado o desempenho do software no fomento do ensino aprendizagem. O estudo realizado mostrou a importância da participação dos professores na criação e depuração do software. O OA utilizado para o estudo de caso, o Hino de Bragança – foi criado para homenagear a cidade que em 2013 completou 400 anos, foi implementado na sala de aula para estimular a aprendizagem dos alunos. Permite o reforço da leitura e da escrita, uma ferramenta regional que instiga no aluno o interesse em participar ativamente dos exercícios propostos.
Abstract: The Information and Communication Technology (ICT) in education assumes the role of causing the act of teaching and learning, are huge challenges that most teachers face to appropriate ICT and innovate their practice, they are increasingly present in everyday school life. Within this universe, Learning Objects (OA) can be tools to assist in the teaching learning core subjects in the school curriculum. This paper presents the construction of OA from the interaction of a multidisciplinary team, the debugging process also took place with the participation of students, where software performance in promoting teaching and learning was observed. The study showed the importance of participation of teachers in creating and debugging software. The OA used for the case study, the Bragança Anthem - was created to honor the city that in 2013 completed 400 years, was implemented in the classroom to stimulate student learning. Allows the reinforcement of reading and writing, a regional tool that instigates the student interest in actively participating in the exercises.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/304
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Os objetos de aprendizagem como ferramentas.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons