Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3051
Title: Enriquecimento ambiental para gatos domésticos mantidos em um biotério.
Advisor: MARTINS, Fernanda Peixoto
Authors: ARAÚJO, Mayara Priscila Lima de
Keywords: Bem-estar animal
Felinos
Animais domésticos
Animal welfare
Feline
Domestic animals
Issue Date: 2023-04-18
Citation: ARAÚJO, Mayara Priscila Lima de. Enriquecimento ambiental para gatos domésticos mantidos em um biotério. Orientadora: MARTINS, Fernanda. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, 2019. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3051. Acesso em: .
Resumo: Objetivou-se avaliar a preferência dos gatos domésticos alojados no biotério do Canil e Gatil da Universidade Federal Rural da Amazônia quanto à utilização de recursos de enriquecimento ambiental. O trabalho foi realizado entre agosto e dezembro de 2018, nas instalações do biotério com seis gatos alojados em baias individuais, onde foram inseridas caixa de papelão, rede, arranhadores e brinquedos dispostos simultaneamente (dias 1 e 6) e individualmente (dias 2, 3, 4 e 5). As observações foram feitas através de filmagens em 16 horas por seis dias. As análises de freqüência foram realizadas pelo teste de Qui-Quadrado ao nível de significância de (P≤0,05) e as de duração submetidos de Tukey, ao nível de significância de 5%. Todos os animais utilizaram os recursos disponibilizados (51,2% das 576 horas). A utilização dos recursos pelas fêmeas não se modificou entre os dias 1 ( ̅ = 0,25 0,32 minutos de interação) e 6 ( ̅ = 0,25 0,33 minutos de interação). Semelhante aos machos no dia 1 ( ̅ = 0,30; 0,08 minutos de interação) e 6 ( ̅ = 0,26 0,09 minutos de interação). Na disponibilização dos recursos simultaneamente, as fêmeas fizeram maior número de interação com os recursos cognitivos, sendo estes os brinquedos (Dia 1: ̅ 6,7; 2,1 e Dia6: ̅ 8; 5,03) e os arranhadores (Dia 1: ̅ = 6,3; 4,7 e Dia 6: ̅ = 7,3; 10,2), com maior frequência que os machos, que preferiram os recursos físicos, a caixa (Dia 1: ̅= 15; 1,7 e Dia 6: ̅= 14,7; 2,08). O gato tem hábito noturno, tornando-se evidente sua maior disposição nesse período indicando que a oferta de enriquecimento neste período é importante para o seu bem-estar. Dos recursos cognitivos, o arranhador é importante, pois auxiliam na manutenção das garras e fazem parte do comportamento de marcação territorial e os brinquedos pelo prazer de brincar. Dos físicos, a caixa serve para se esconder ou descansar. Para o CG/UFRA, podemos concluir que recurso de EA do tipo cognitivo e físico devem ser sempre disponibilizados, principalmente brinquedos, arranhadores e caixas de papelão, recursos dos quais os gatos mais fizeram interação.
Abstract: The objective of this study was to evaluate the preference of domestic cats housed in the biotery dog kennel and cattery of the Federal Rural University of Amazonia regarding the use of environmental enrichment resources. The work was carried out between August and December 2018, in the premises of the biotery with six cats housed in individual stalls, at where were inserted cardboard box, netting, scrapers and toys arranged simultaneously (days 1 and 6) and individually (days 2, 3, 4 and 5). The observations were made by filming 16 hours for six days. Frequency analyzes were performed using the Chi-Square test at the level of significance of (P≤0,05) and Tukey's submitted duration at the level of significance of 5%. All animals used the available resources (51,2% of the 576 hours). The use of resources by females did not change between days 1 ( ̅ = 0,25 0,32 minutes of interaction) and 6 ( ̅ = 0,25 0,33 minutes of interaction). Similar to males on day 1 ( ̅ = 0,30; 0,08 minutes of interaction) and 6 ( ̅ = 0,26 0,09 minutes of interaction). In making resources available simultaneously, the females did more interaction with the cognitive resources, these being the toys (Day 1: ̅ 6,7; 2,1 and Day 6: ̅ 8; 5,03) and the scratchers (Day 1: ̅ = 6,3; 4,7 and Day 6: ̅ = 7,3; 10,2), more frequently than males who preferred the physical resources, the box (Day 1: ̅= 15; 1,7 and Day 6: ̅= 14,7; 2,08). The cat has a nocturnal habit, making evident its greater disposition in that period indicating that the offer of enrichment in this period is important for their well-being. Of cognitive resources, the scratcher is important, because they help in maintenance the claws and are part of territorial marking behavior and toys for the pleasure of playing. Of physical resources, the box is for hiding or resting. For the CG / UFRA, we can conclude that EA resource of the cognitive and physical type should always be available, mainly toys, scrapers and cardboard boxes, resources of which cats most interacted.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3051
Appears in Collections:TCC - ISPA - Zootecnia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL PARA GATOS DOMÉSTICOS.pdf1,41 MBPDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons