Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/308
Title: | O computador como instrumento de aprendizagem no ensino de educação de jovens e adultos: um estudo de caso na 1ª e 2ª etapa do ensino fundamental na escola Manoel Antônio Leite – Primavera PA. |
Advisor: | COELHO, Lúcia Cristina Bessa de Brito |
Authors: | COSTA, Ana Karol Figueiredo de Oliveira ALCÂNTARA, Mateus Santos de |
Keywords: | Educação - Tecnologia Computador - Ensino Aprendizagem Tecnologia educacional Ferramentas computacionais - Ensino |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | UFRA/Campus Capanema (PA) |
Citation: | COSTA, Ana Karol Figueiredo de Oliveira; ALCÂNTARA, Mateus Santos de. O computador como instrumento de aprendizagem no ensino de educação de jovens e adultos: um estudo de caso na 1ª e 2ª etapa do ensino fundamental na escola Manoel Antônio Leite – Primavera PA. Orientador: Lúcia Cristina Bessa de Brito. 2015. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Capanema, 2015. |
Resumo: | O presente estudo aborda as ferramentas computacionais como instrumento de aprendizagem no ensino de jovens e adultos: um estudo de caso na 1ª e 2ª etapa do ensino fundamental na Escola Manoel Antonio Leite – Primavera PA, uma vez que o uso de novas tecnologias possibilita aos professores uma nova maneira de inovar o processo de ensino e aprendizagem. O estudo tem como objetivo analisar o computador como instrumento de aprendizagem no ensino da EJA na referida escola, bem como entender a importância que as aulas ministradas com tais recursos representam aos alunos e aos professores, para isso, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho bibliográfico e de campo, sendo a primeira fundamentada em autores especializados no assunto, através de livros, artigos, periódicos, material eletrônico, entre outros. Já no segundo momento, procurou-se ir a campo para melhor conhecer a relação do professor e do aluno com tecnologia computacional e a importância que os alunos dão às aulas ministradas através dessas ferramentas. O que se conclui é que na opinião de 100% dos educadores questionados os recursos computacionais podem sim facilitar o aprendizado dos alunos e tornar as aulas mais dinâmicas e atraentes e 86% dos alunos afirmam que as atividades realizadas com ferramentas computacionais permitem uma maior participação deles nas aulas. |
Abstract: | This study addresses the computational tools as a learning tool in youth and adult education: a case study in the 1st and 2nd stage of primary education in the School Manoel Antonio Leite - Spring PA, since the use of new technologies enables teachers a new way to innovate the process of teaching and learning. The study aims to analyze the computer as a learning tool in teaching adult education at that school as well as understand the importance of the classes taught with such resources represent students and teachers for this, we developed one bibliographical research and field, the first based on expert authors on the subject through books, articles, periodicals, electronic materials, among others. In the second time, he tried to go into the field to better understand the relationship of teacher and student with computer technology and the importance that students give classes taught using these tools. What can be concluded is that in the opinion of 100% of the computing resources rather questioned educators can facilitate student learning and make classes more dynamic and attractive and 86% of students claim that activities with computational tools enable greater participation from them in class. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/308 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O computador como instrumento....pdf | 510,2 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License