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Title: Inclusão socioeducacional de idosos como prevenção de doenças neurodegenerativas.
Advisor: AQUINO, Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de
Authors: COSTA, Juliana Carvalho da
Keywords: Idosos - inclusão
Socioeducacional
Doenças Neurodegenerativas - prevenção
Idosos - doenças Neurodegenerativas
Issue Date: 2023-05-10
Citation: COSTA, Juliana Carvalho da. Inclusão socioeducacional de idosos como prevenção de doenças neurodegenerativas. Orientador: AQUINO, Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de. 2022. 17 f. Monografia (Especialização em Educação Especial e Inclusão Socioeducaciona) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2022. Disponívl em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3081. Acesso em:
Resumo: O convívio social é de suma importância para a construção de reservas neurais, pois a troca em grupo oferece menos probabilidade de desenvolvimentos de doenças neurodegenerativas. Nessa perspectiva, o objetivo desse estudo é evidenciar a importância da assistência socioeducacional ao público da terceira idade para prevenção de doenças neurodegenerativas, apresentando as principais doenças neurodegenerativas que acometem os idosos e destacando a importância de projetos de extensão universitária como fomento à prevenção de doenças neurodegenerativas.Para isto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com um caráter exploratório e uma abordagem qualitativa. Para compreender sobre o funcionamento do Sistema Nervoso Centra- SNC , as principais doenças neurodegenerativas que atingem a população idosa, e a importância da inclusão socioeducacional com o foco na aprendizagem e interação, o estudo baseou-se principalmente no trabalho de Cruz (2016), o Dossiê (2015), produzido pela Fundação Calouste Gulbenkian, e Oliveira,Salina,Annuciato (2001) Os resultados demonstraram que a inclusão socioeducacional com o foco na aprendizagem e na interação, proporcionada por estímulos externos e acompanhamentos neuropsicológicos, aliados a fatores que proporcionam uma boa qualidade de vida aos idosos, podem atuar na prevenção de doenças neurodegenerativas.
Abstract: Social interaction is of paramount importance for building neural reserves, as group exchange offers less probability of developing neurodegenerative diseases. In this perspective, the objective of this study is to highlight the importance of socio-educational assistance to the elderly public for the prevention of neurodegenerative diseases, presenting the main neurodegenerative diseases that affect the elderly and highlighting the importance of university extension projects as a way to promote the prevention of neurodegenerative diseases. For this, a bibliographic research was carried out, with an exploratory character and a qualitative approach. To understand the functioning of the Central Nervous System-CNS, the main neurodegenerative diseases that affect the elderly population, and the importance of socio-educational inclusion with a focus on learning and interaction, the study was based mainly on the work of Cruz (2016), the Dossier (2015), produced by the Calouste Gulbenkian Foundation, and Oliveira, Salina, Annuciato (2001) The results showed that socio-educational inclusion with a focus on learning and interaction, provided by external stimuli and neuropsychological monitoring, combined with factors that provide a good quality of life for the elderly, can act in the prevention of neurodegenerative diseases.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3081
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