Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3089
Title: O ensino e aprendizagem de LIBRAS como segunda língua para ouvintes: Análise dos materiais didáticos contextualizados em um curso livre de LIBRAS para ouvintes.
Advisor: OLIVEIRA, Liliane Afonso de
Authors: BARRA, Jayne De Cassia Leão
Keywords: Língua Brasileira de Sinais (Libras) - Métodos de ensino
Linguística Aplicada (LA)
Abordagem comunicativa - Ensino de línguas
Materiais didáticos contextualizados
Issue Date: 2023
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: BARRA, Jayne De Cassia Leão. O ensino e aprendizagem de LIBRAS como segunda língua para ouvintes: Análise dos materiais didáticos contextualizados em um curso livre de LIBRAS para ouvintes. Orientadora: Liliane Afonso de Oliveira. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras LIBRAS) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2023. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3089. Acesso em: .
Resumo: Os métodos e as abordagens utilizados no ensino de línguas sofreram, no decorrer dos anos, várias modificações, resultantes das mais variadas teorias da linguagem e influências da Linguística Aplicada (LA). A abordagem comunicativa oferece embasamento para o ensino contextualizado, haja vista que o seu foco é estimular o aprendente a se comunicar na língua alvo a partir da situação comunicativa que ele está inserido. O problema discutido neste trabalho é saber de que modo o uso de materiais didáticos contextualizados no ensino de Língua Brasileira de Sinais-Libras como L2 para ouvintes facilitam o aprendizado da gramática e o vocabulário para que o aluno alcance a fluência na língua. Quanto à hipótese, assume-se que nos cursos livres de Libras como L2 para ouvintes não são trabalhados materiais contextualizados para o ensino de Libras, bem como os estudantes de Libras aprendem a língua de forma descontextualizada, usando o sinal sem relacionar com a gramática. A presente pesquisa está embasada em teóricos como Antunes (1937), Leffa (1988), Prado, Neitzki e Pallu (2018), Filho e Barbirato (2000), Filho (1998), Almeida, Filho (1998), Freitas ( 2007), Franco (2016), Villaça (2009), Moita Lopes (1994), Leite (2003), Gesser (2010), Bernardinho (2018), Geraldi (1984), Lacerda Caporali e Lodi (2004). O objetivo geral desta pesquisa é analisar o uso dos materiais didáticos no ensino de Língua Brasileira de Sinais-Libras como L2 para ouvintes em um curso livre de Libras como L2 para ouvintes de nível avançado na cidade de Belém. Quanto aos específicos, buscou-se: 1- descrever a aplicabilidade dos materiais didáticos contextualizados e não contextualizados por professores de curso de Libras, 2- investigar o processo de ensino e aprendizagem da Libras como L2, a partir dos materiais contextualizados e 3-relatar como o uso dos materiais contribui ou não para a fluência do aluno. Como resultados, percebeu-se a necessidade de contextualizar os materiais didáticos, pois o conteúdo alcança um significado real para o aluno, e como consequência, este consegue aprender a língua em foco de uma maneira mais significativa. O ensino de Libras para ouvintes a partir do uso de materiais contextualizados faz com que o aluno seja o papel central da aprendizagem e o material a mediação desse conhecimento, estabelecendo os vínculos entre teoria e prática, aproximando o aluno da realidade e auxiliando-o na atribuição de significados a Língua.
Abstract: The methods and approaches used in language teaching have undergone, over the years, several modifications, resulting from the most varied theories of language and influences from Applied Linguistics (AL). The communicative approach offers a basis for contextualized teaching, given that its focus is to encourage the learner to communicate in the target language based on the communicative situation in which he is inserted. The problem discussed in this work is to know how the use of contextualized didactic materials in the teaching of Brazilian Sign Language-Libras as L2 for listeners facilitate the learning of grammar and vocabulary so that the student reaches fluency in the language. As for the hypothesis, it is assumed that in free Libras courses as L2 for listeners, contextualized materials are not worked on for teaching Libras, as well as Libras students learn the language in a decontextualized way, using the sign without relating to grammar. The present research is based on theorists such as Antunes (1937), Leffa (1988), Prado, Neitzki and Pallu (2018), Filho and Barbirato (2000), Filho (1998), Almeida, Filho (1998), Freitas ( 2007), Franco (2016), Villaça (2009), Moita Lopes (1994), Leite (2003), Gesser (2010), Bernardinho (2018), Geraldi (1984), Lacerda Caporali and Lodi (2004). The general objective of this research is to analyze the use of didactic materials in the teaching of Brazilian Sign Language-Libras as L2 for listeners in a free course of Libras as L2 for advanced level listeners in the city of Belém. As for the specific ones, we sought to: 1- describe the applicability of contextualized and non-contextualized didactic materials by Libras course teachers, 2- investigate the teaching and learning process of Libras as L2, based on contextualized materials and 3- report how the use of materials contributes or does not contribute to the student's fluency. As a result, it was noticed the need to contextualize the teaching materials, because the content reaches a real meaning for the student, and as a consequence, he can learn the language in focus in a more meaningful way. Teaching Libras to listeners based on the use of contextualized materials makes the student the central role of learning and the material the mediation of this knowledge, establishing links between theory and practice, bringing students closer to reality and helping them to attribution of meanings to Language.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3089
Appears in Collections:TCC - ICIBE - Licenciatura em Letras/Libras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA....pdf456,31 kBPDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons