Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3114
Title: | Desafios e benefícios da educação híbrida aos professores do ensino superior: uma revisão integrativa |
Advisor: | SARDINHA, Ana Paula de Andrade |
Authors: | FREITAS, Marcelo Gomes de AGUIAR, Welder Wilson Gomes |
Keywords: | Educação híbrida Novas metodologias de aprendizagem Ensino hibrido - Educação superior Educação tecnológica - Educação superior |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | UFRA/Campus Belém |
Citation: | FREITAS, Marcelo Gomes de; AGUIAR, Welder Wilson Gomes. Desafios e benefícios da educação híbrida aos professores do ensino superior: uma revisão integrativa. Orientador: Ana Paula de Andrade Sardinha. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2023. |
Resumo: | A educação híbrida configura-se como uma metodologia de ensino que reúne as formas presencial e on-line, mediada pelos recursos da evolução tecnológica. O estudo focou na graduação, registrando a flexibilidade de personalização no ensino e aprendizagem, os seus benefícios, os seus desafios, as suas modalidades e aplicações a partir de uma revisão integrativa da literatura. Esta revisão seguiu as seguintes fases: 1) identificação do tema e formulação da questão da pesquisa; 2) escolha de critérios de inclusão e exclusão dos estudos para amostragem; 3) coleta dos dados; 4) análise crítica dos estudos selecionados; 5) interpretação dos resultados; 6) apresentação da síntese estabelecida e revisão dos conteúdos, foram selecionados seis artigos e apresentados por autor, título, ano de publicação lócus da pesquisa, objetivos e principais tópicos abordados. Em geral, os artigos apresentam os desafios e benefícios da educação híbrida enfrentados pelos docentes do ensino superior no que se refere ao uso de novas tecnologias. Concluiu-se que essa nova modalidade de ensino é inerente aos modernos tempos da era do conhecimento, concorrendo para aprimorar os métodos de transmissão de conhecimentos e viabilizar mais facilmente a aprendizagem. |
Abstract: | Hybrid education is a teaching methodology that brings together face-to-face and online forms, mediated by the resources of technological evolution. The study focused on graduation, registering the flexibility of personalization in teaching and learning, its benefits, its challenges, its modalities and applications from an integrative literature review. This review followed the following phases: 1) identification of the theme and formulation of the research question; 2) choice of inclusion and exclusion criteria for sampling studies; 3) data collection; 4) critical analysis of selected studies; 5) interpretation of results; 6) presentation of the established synthesis and revision of the contents. Six articles were selected and presented by author, title, year of publication, locus of research, objectives and main topics covered. In general, the articles present the challenges and benefits of hybrid education, faced by higher education professors with regard to the use of new technologies. It was concluded that this new teaching modality is inherent to the modern times of the knowledge era, contributing to improve the methods of transmitting knowledge and making learning easier. |
URI: | http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3114 |
Appears in Collections: | TCC - ICIBE - Licenciatura em Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Desafios e benefícios da educação híbrida aos professores do ensino superior uma revisão integrativa.pdf | 474,71 kB | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License