Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/312
Title: | A utilização pedagógica da sala de informática em uma escola pública no município de Tracuateua - Pará |
Advisor: | COELHO, Lúcia Cristina Bessa de Brito |
Authors: | CABRAL, José Maria da Silveira SANTOS, Nailza Neves dos |
Keywords: | Tecnologia educacional Ensino fundamental - Recursos tecnológicos Ensino fundamental - Tracuateua Informática educativa |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | UFRA/Campus Capanema (PA) |
Citation: | CABRAL, José Maria da Silveira; SANTOS, Nailza Neves dos. A utilização pedagógica da sala de informática em uma escola pública no município de Tracuateua - Pará. Orientador: Lúcia Cristina Bessa de Brito Coelho. 2015. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Capanema, PA, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho se configura como uma colaboração à reflexão sobre a utilização do computador como recursos tecnológicos na escola Zulmira Pinto Guedes, na localidade de Vila dos Neves, no município de Tracuateua-PA, tem como objetivo compreender as concepções a cerca da importância atribuída ao computador na escola por alunos e professores. Tivemos principais autores para fundamentar nossa pesquisa a Maria Elizabeth Almeida, Jose Manoel Moran, Maria Candido Moraes e João Kerginaldo do Nascimento. A utilização das novas tecnologias constitui-se numa mudança de paradigma das escolas e observamos que há muito que se fazer para alcançarmos um ensino de qualidade com base nas TIC’S. Principalmente porque o recurso existe, porém é necessário, também, que o educador tenha formação para utilizá-lo de acordo com uma visão que contemple os preceitos da Informática Educativa. O trabalho com as novas tecnologias é, sim, capaz de fazer grandes transformações no âmbito educacional, mas ressalte-se que, sozinhas, não conseguirão realizar tais transformações. Professores e alunos são, sem dúvida, os agentes mais importantes e transformadores dessa realidade, O problema central da pesquisa apontava para qual o grau de importância alunos e professores atribuem para o uso do computador na escola pesquisada, o mesmo objetivava compreender as concepções e grau de importância atribuída por professores e alunos acerca do uso de a utilização pedagógica da sala de informática, a metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica e de campo, e os principais resultados da pesquisa apontam que 70% dos professores e 60% dos alunos consideram importante a utilização da tecnologia computacional dentro da escola. |
Abstract: | This study is configured as a collaboration to reflect on the use of the computer as technological resources in Zulmira Pinto Guedes school, in the village locality of Snows, in the municipality of Tracuateua-PA, aims to understand the conceptions about the importance attached to computer at school for students and teachers. We had major authors to support our research to Mary Elizabeth Almeida, Jose Manuel Moran, Maria Candido Moraes and João Kerginaldo do Nascimento. The use of new technologies constitutes a paradigm shift in schools and noted that there is much to be done to achieve quality education based on ICT'S. Mainly because the feature exists, but it is also necessary that the educator is trained to use it according to a vision that addresses the precepts of Educational Informatics. Working with new technologies is indeed able to make major changes in the educational context, but it is worth mentioning that, alone, they can not perform such transformations. Teachers and students are undoubtedly the most important agents and transformers of this reality, the central research problem pointed to what degree of importance students and teachers attribute to the use of computers in school researched, it aimed to understand the concepts and degree the importance given by teachers and students about the use of the pedagogical use of the computer room, the methodology used was a bibliographical and field research, and the main results of the survey show that 70% of teachers and 60% of students consider important use of computer technology within the school. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/312 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A utilização pedagógica da sala ....pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License