Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3135
Title: | O uso do escape room como recurso de ensino e aprendizagem de língua portuguesa no ensino médio |
Advisor: | SARDINHA, Ana Paula de Andrade |
Authors: | LINHARES, Karoline Cardoso MORAES, Thatiany da Silva |
Keywords: | Metodologia ativa - Processo de ensino-aprendizagem Método escape room - Ferramenta educativa Metodologias ativas - Aprendizagem no ensino médio Língua portuguesa - Ensino |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | UFRA/Campus Belém |
Citation: | LINHARES, Karoline Cardoso; MORAES, Thatiany da Silva. O uso do escape room como recurso de ensino e aprendizagem de língua portuguesa no ensino médio. Orientadora: Ana Paula de Andrade Sardinha. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2023 |
Resumo: | O uso de metodologias ativas tem proporcionado aos alunos novas experiências no processo de ensino-aprendizagem, e estas têm ganhado cada vez mais espaço nas escolas, especialmente em vista da necessidade de formar alunos mais críticos e participativos em sua trajetória educacional. Um exemplo de metodologia ativa é o escape room, uma ferramenta educativa que proporciona o desenvolvimento de atividades lúdicas e desafiadoras, oferecendo aos alunos a oportunidade de aprender de maneira mais interativa e motivadora. O presente estudo trata-se de uma pesquisa experimental, onde o objetivo principal é analisar a eficiência do método ativo nomeado escape room como facilitador de Língua Portuguesa com alunos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Santa Maria de Belém. A pesquisa dividiu-se em seis momentos nomeados como: a) autorização e agendamento para realização da pesquisa; b) elaboração dos materiais do escape room; c) aplicação teste da metodologia ativa escape room; d) aplicação do questionário de avaliação prévia dos alunos; e) aplicação da metodologia ativa escape room; f) aplicação do questionário de avaliação pós uso do escape room com os alunos. Buscou-se evidenciar a evolução desses alunos com o uso dessa metodologia de aprendizagem. Os resultados sugerem que houve um impacto positivo a considerar o desempenho dos alunos no segundo questionário pós uso do escape room. O uso dessa metodologia não se limita apenas à disciplina de Língua Portuguesa, podendo ser aplicado em diversas áreas do conhecimento. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a disseminação e valorização das metodologias ativas no ambiente escolar, especialmente para a Língua Portuguesa. |
Abstract: | The use of active methodologies has provided students with new experiences in the teaching-learning process, and these have gained more and more space in schools, especially in view of the need to train students to be more critical and participatory in their educational trajectory. An example of an active methodology is the escape room, an educational tool that provides the development of playful and challenging activities, offering students the opportunity to learn in a more interactive and motivating way. The present study is an experimental research, where the main objective of analyzing the efficiency of the active method named escape room as a teaching facilitator for the Portuguese Language discipline with high school students of the State School of Elementary and Middle School Santa Maria de Bethlehem. The research was divided into six moments named as: a) authorization and scheduling to carry out the research; b) elaboration of the escape room materials; c) test application of the active escape room methodology; d) application of the students' previous evaluation questionnaire; d) application of the Escape room active methodology; e) application of the Escape room post-use evaluation questionnaire with the students; f) application of the evaluation questionnaire after using the escape room. We sought to highlight the evolution of these students with the use of this learning methodology. The results suggest that there was a positive impact considering the students' performance in the second questionnaire after using the escape room. The use of this methodology is not limited to the Portuguese language discipline, and can be applied in several areas of knowledge. It is hoped that this research can contribute to the dissemination and appreciation of active methodologies in the school environment, especially for the Portuguese language. |
URI: | http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3135 |
Appears in Collections: | TCC - ICIBE - Letras / Português |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O uso do escape room como recurso de ensino e aprendizagem de língua portuguesa no ensino médio.pdf | 839,77 kB | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License