Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3145
Title: | Análise de Indicadores chave de desempenho para Gestão da Operação e manutenção de caminhões fora de estrada : um estudo de caso em uma mineradora do sudeste do Pará |
Advisor: | FERNANDES, Rafael da Silva |
Authors: | SILVA, Adriane Freire Souza SANTOS, Elizeth Cristina Silva |
Keywords: | GESTÃO DA OPERAÇÃO MANUTENÇÃO INDICADORES DE DESEMPENHO |
Issue Date: | 2023-04-20 |
Publisher: | UFRA/Campus Parauapebas |
Citation: | SILVA, Adriane Freire Souza; SANTOS, Elizeth Cristina Silva. Análise de indicadores chave de desempenho para Gestão da Operação e manutenção de caminhões fora de estrada : um estudo de caso em uma mineradora do sudeste do Pará. Orientador: Rafael da Silva Fernandes. 2023, 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus de Parauapebas, 2023. |
Resumo: | A prática de gestão da manutenção é fundamental para o bom desempenho operacional dos equipamentos nas empresas. Nesse sentido, o presente trabalho trata-se da análise de indicadores chave de desempenho para gestão da operação e manutenção de caminhões fora de estrada em uma mineradora do sudeste do Pará, tendo como objetivo analisar e identificar as principais causas que acarretam o baixo desempenho dos indicadores de performance da manutenção dos caminhões CAT® 797F, em particular, com foco na mensuração dos impactos causados pelas horas de manutenção e número de intervenções corretivas. Este trabalho consiste em um estudo de caso de natureza aplicada com abordagem quali-quantitativa. Primeiramente, foi selecionada uma frota prioritária para análise e, em seguida, foram coletados dados do sistema da empresa referente ao histórico de apontamento de horas e manutenção de 36 caminhões, modelo CAT® 797F. Diante dos dados analisados foi encontrado divergência entre o programado e realizado dos indicadores de performance, com um maior impacto identificado no indicador de disponibilidade física (DF), sendo um realizado de 81,25% e com uma perda de 2,66%. Dessa forma, foi realizado análise e investigação da causa raiz por meio de três requisitos de análise, tais como: (RA1) analisar a ocorrência de falhas, onde foi identificado, agrupado e classificado as principais falhas, por meio do diagrama de Jack-Knife, sendo possível identificar os sistemas críticos dos caminhões “motor de combustão e “locomoção”, relacionado às as horas de manutenção corretiva (HMC), tendo estes o maior número de intervenções corretivas (NIC) e elevado tempo médio para reparo (MTTR); (RA2) avaliar os apontamentos relacionados às pautas de manutenção preventiva sistemática (MPS), onde foi encontrado divergências quanto aos apontamentos de manutenção preventiva em relação ao indicado pelo fabricante para as pautas de manutenção dos caminhões; (RA3) análise da aderência à execução de MP, onde foi avaliado o tempo de execução das pautas de MPS. Por fim, diante dos resultados obtidos, foi possível identificar os principais problemas que ocasionaram o baixo desempenho dos indicadores de performance da manutenção dos caminhões e definido alguns pontos de melhorias. Sendo assim a manutenção é cada vez mais presente nas empresas e evita problemas como a redução da vida útil dos equipamentos e a interrupção não programada da produção. |
Abstract: | The practice of maintenance management is essential for the good operational performance of equipment in companies. In this sense, the present work deals with the analysis of key performance indicators for the management of the operation and maintenance of off-road trucks in a mining company in the southeast of Pará, with the objective of analyzing and identifying the main causes that lead to the low performance of trucks. maintenance performance indicators for CAT® 797F trucks with a focus on measuring the impacts caused by maintenance hours and the number of corrective interventions. This work consists of a case study of an applied nature with a qualiquantitative approach. First, a priority fleet was selected for analysis, and then, data from the company's system regarding the history of recording hours and maintenance of thirty-six trucks, model CAT® 797F, were collected. In view of the analyzed data, a divergence was found between what was scheduled and what was conducted in terms of performance indicators, with a greater impact identified in the physical availability indicator (PD), with one performed at 81.25% and with a loss of 2.66%. In this way, analysis and investigation of the root cause was carried out through three analysis requirements, namely: (AR1) analyze the occurrence of failures, where the main failures were identified, grouped and classified, through the Jack Knife diagram, being it was possible to identify the critical systems of the trucks "combustion engine and "locomotion", related to corrective maintenance hours (HMC), with these having the highest number of corrective interventions (NIC) and high mean time to repair (MTTR); (AR2) evaluate the notes related to the systematic preventive maintenance guidelines (SPM), where divergences were found regarding the preventive maintenance notes to the detriment of what was planned by the manufacturer for the maintenance guidelines of the trucks; (AR3) analysis of adherence to the execution of PM, where the execution time of the MPS guidelines was evaluated. Finally, given the results obtained, it was possible to identify the main problems that caused the low performance of the truck maintenance performance indicators and define some points for improvement. Therefore, maintenance is increasingly present in companies and avoids problems such as reducing the useful life of equipment and unscheduled interruption of production. |
URI: | http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3145 |
Appears in Collections: | TCC - Parauapebas - Engenharia de Produção |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GESTÃO DA OPERAÇÃO.PDF.pdf | 3,04 MB | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.