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Title: Desenvolvimento de um instrumento de medição para avaliar Sistemas Integrados de Gestão e diferenças de percepção: uma abordagem da teoria da resposta ao item e do processo de Gestão da Qualidade
Advisor: FERNANDES, Rafael da Silva
Authors: LIMA, Janderson de Sousa
ROCHA, Tamyres Rodrigues da
Keywords: EXCELÊNCIA ORGANIZACIONAL
GESTÃO DA QUALIDADE
GESTÃO DA QUALIDADE - Requisitos de avaliação
AVALIAÇÃO DE MATURIDADE
Issue Date: 2023-03-23
Publisher: UFRA/Campus Parauapebas
Citation: LIMA, Janderson de Sousa; ROCHA, Tamyres Rodrigues da. Desenvolvimento de um instrumento de medição para avaliar Sistemas Integrados de Gestão e diferenças de percepção: uma abordagem da teoria da resposta ao item e do processo de Gestão da Qualidade. Orientador: Rafael da Silva Fernandes. 2023, 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus de Parauapebas, 2023
Resumo: Na indústria da mineração, é de grande importância possuir um modelo de gestão integrado que seja capaz de proporcionar um desdobramento de estratégia, fortalecendo a cultura organizacional e, proporcionando uma disciplina operacional para alcançar a excelência operacional. Nesta perspectiva, diversos trabalhos focam na formulação do modelo, na implementação bem-sucedida ou nos fatores ambientais externos e mercadológicos existindo, no entanto, há uma escassez de estudos que descrevam o ambiente de relacionamento interno (ARI) e avalie as diferenças de qualidade percebida entre as partes. Especificamente, ao tratar excelência operacional como a capacidade da equipe de operação em garantir o cumprimento das metas anuais de produção, os objetivos são formalizados nas seguintes questões de pesquisa: QP1: Como a estratégia de disseminação do SGI afeta o desempenho operacional? QP2: Como a maturidade de cada equipe afeta o desempenho operacional? QP3: Quais são os fatores críticos que impactam o processo de implementação do SGI? QP4: Como a percepção da equipe afeta o processo de implementação do SGI? A metodologia seguiu um fluxo de coleta/análise dos dados informacionais da empresa, um esboço do modelo conceitual e fluxo de informações, um grupo focal exploratório, uma análise temática de conteúdo e um grupo focal confirmatório. Em seguida, o procedimento de operacionalização do modelo. O modelo conceitual e sua instrumentalização descrevem as relações aparentes entre as equipes de suporte e operações, as relações subjacentes do ambiente de relacionamento interno (ARI) com o modelo de gestão da empresa e o desempenho organizacional. Na prática, o instrumento de medida proposto permite avaliar os efeitos das diferenças na qualidade percebida dos clientes internos.
Abstract: In the mining industry, it is of great importance to have an integrated management model that is capable of providing strategy deployment, strengthening the organizational culture, and providing operational discipline to achieve operational excellence. In this perspective, distinct works focus on the formulation of management systems, successful implementation, or external and market environmental factors, although there is a lack of studies that relate organizational performance to differences in perceived quality between the parties. Specifically, when treating operational excellence as the ability of the operations team to ensure that annual production targets are met, the objectives are formalized in the following research questions: RQ1: How does the SGI dissemination strategy affect operational performance? RQ2: How the maturity of each team affects operational performance? RQ3: What are the critical factors that impact the SGI implementation process? RQ4: How team perception affects the SGI implementation process? The methodology followed a flow of collection/analysis, of the informational data of the company, a sketch of the model and flow of information, an exploratory focus group, a thematic analysis of content, and a confirmatory focus group. Then, the procedure of operationalization of the model. The conceptual model and its instrumentalization describe the apparent relationships between the support and operations teams, the underlying relationships of the ERI with the company's management model, and organizational performance. In practice, the proposed measurement instrument allows evaluation of the effects of differences in the perceived quality of internal customers.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3158
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