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Title: A práxis pedagógica do multiletramento: Um relato de experiência.
Advisor: GALÚCIO, Mateus dos Santos
Authors: PESSOA, Cristiane Carvalho
Keywords: Multiletramento - Tecnologia educacional
Tecnologias digitais educacionais
Promoção de aprendizagens - Utilização do podcast
Práxis pedagógica - Multiletramento
Issue Date: 2023
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: PESSOA, Cristiane Carvalho. A práxis pedagógica do multiletramento: Um relato de experiência. Orientador: Mateus dos Santos Galúcio. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2023
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma tecnologia educacional alinhada à arte de ensinar através do multiletramento, objeto de pesquisa. Sua aplicabilidade ocorreu durante as atividades educacionais do estágio supervisionado de literatura realizado na escola pública estadual de ensino fundamental e médio Mário Barbosa, lócus da pesquisa, localizada na Avenida Perimetral, S/N, no bairro da Terra Firme, na região metropolitana de Belém-PA, corpus do estudo. Assim, esta pesquisa busca mostrar a importância da inserção do multiletramento como práxis pedagógica no âmbito escolar, como forma de apresentar aos docentes novas práticas educacionais que visem o aprimoramento dos educandos garantindo-lhes autonomia para atuarem de maneira ética, crítica e democrática nos diversos eventos de letramento que permeiam seu meio social. Para isso, utilizou-se como metodologia ativa a tecnologia do podcast, gênero textual digital contemporâneo que proporciona um aprendizado dinâmico e interativo. Os referenciais teóricos utilizados nesse estudo foram a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Candido (1972), Freire (1996), Oliveira e Szundy (2014) Rojo (2013), Souza (2022) Oliveira e Silva (2020), Silva Junior (2022) dentre outros autores. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foram necessárias técnicas de observação em espaços escolares e tratamento e análise de dados. A abordagem metodológica adotada foi a qualitativa, associado a esse método foi utilizada também a técnica da pesquisa-ação. Os Resultados apontam para a necessidade da inserção da pedagogia do multiletramento no espaço escolar, pois os princípios que regem a proposta do multiletramento oferecem metodologias contextualizadas e reflexivas que promovem uma compreensão abrangente das questões que permeiam a contemporaneidade, apresentando condições capazes de ressignificar os espaços sociais frequentados pelos alunos. Além disso, garante aos educandos novas formas de letramentos, sobretudo em meios digitais, possibilitando sua atuação e interação nos diferentes espaços sociocomunicativos que exigem múltiplos letramentos.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3165
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