Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3165
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | PESSOA, Cristiane Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-10T20:14:38Z | - |
dc.date.available | 2023-10-10T20:14:38Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | PESSOA, Cristiane Carvalho. A práxis pedagógica do multiletramento: Um relato de experiência. Orientador: Mateus dos Santos Galúcio. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2023 | en_US |
dc.identifier.other | CDD: 370.71 | - |
dc.identifier.uri | http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3165 | - |
dc.language.iso | pt_BR | en_US |
dc.publisher | UFRA/Campus Belém | en_US |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Multiletramento - Tecnologia educacional | en_US |
dc.subject | Tecnologias digitais educacionais | en_US |
dc.subject | Promoção de aprendizagens - Utilização do podcast | en_US |
dc.subject | Práxis pedagógica - Multiletramento | en_US |
dc.title | A práxis pedagógica do multiletramento: Um relato de experiência. | en_US |
dc.type | TCC | en_US |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma tecnologia educacional alinhada à arte de ensinar através do multiletramento, objeto de pesquisa. Sua aplicabilidade ocorreu durante as atividades educacionais do estágio supervisionado de literatura realizado na escola pública estadual de ensino fundamental e médio Mário Barbosa, lócus da pesquisa, localizada na Avenida Perimetral, S/N, no bairro da Terra Firme, na região metropolitana de Belém-PA, corpus do estudo. Assim, esta pesquisa busca mostrar a importância da inserção do multiletramento como práxis pedagógica no âmbito escolar, como forma de apresentar aos docentes novas práticas educacionais que visem o aprimoramento dos educandos garantindo-lhes autonomia para atuarem de maneira ética, crítica e democrática nos diversos eventos de letramento que permeiam seu meio social. Para isso, utilizou-se como metodologia ativa a tecnologia do podcast, gênero textual digital contemporâneo que proporciona um aprendizado dinâmico e interativo. Os referenciais teóricos utilizados nesse estudo foram a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Candido (1972), Freire (1996), Oliveira e Szundy (2014) Rojo (2013), Souza (2022) Oliveira e Silva (2020), Silva Junior (2022) dentre outros autores. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foram necessárias técnicas de observação em espaços escolares e tratamento e análise de dados. A abordagem metodológica adotada foi a qualitativa, associado a esse método foi utilizada também a técnica da pesquisa-ação. Os Resultados apontam para a necessidade da inserção da pedagogia do multiletramento no espaço escolar, pois os princípios que regem a proposta do multiletramento oferecem metodologias contextualizadas e reflexivas que promovem uma compreensão abrangente das questões que permeiam a contemporaneidade, apresentando condições capazes de ressignificar os espaços sociais frequentados pelos alunos. Além disso, garante aos educandos novas formas de letramentos, sobretudo em meios digitais, possibilitando sua atuação e interação nos diferentes espaços sociocomunicativos que exigem múltiplos letramentos. | en_US |
dc.contributor.advisor1 | GALÚCIO, Mateus dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3551482613435637 | en_US |
Appears in Collections: | TCC - ICIBE - Letras / Português |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A práxis pedagógica do multiletramento Um relato de experiência.pdf | 986,22 kB | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License