Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3171
Title: | Letramento literário amazônico: Análise de uma prática de leitura na educação básica a partir da poética de Antônio Juraci Siqueira |
Advisor: | BELO, Geovane Silva |
Authors: | BARBOSA, Robson Pereira |
Keywords: | Letramento literário amazônico Antônio Juraci Siqueira - Poesia Leitura e produção de textos - Educação básica Formação de leitores - Contexto amazônico Práticas de ensino - Educação básica Textos - Conteúdo sócio-histórico-cultural |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | UFRA/Campus Belém |
Citation: | BARBOSA, Robson Pereira. Letramento literário amazônico: Análise de uma prática de leitura na educação básica a partir da poética de Antônio Juraci Siqueira. Orientador: Geovane Silva Belo. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2023. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como foco analisar práticas que contemplem o letramento literário que incentivem a leitura e produção de textos, por meio de uma Sequência Básica de Rildo Cosson, utilizando como corpus na prática de ensino o poema “O Boto” de Antonio Juraci Siqueira, presente na obra Poemas Míticos: poemas baseados na mitologia amazônica (2010). Objetiva-se com este trabalho proporcionar aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Major José Idelfonso Sosinho atividades em sala que priorizem a prática de leitura, interpretação e produção de textos literários, desenvolvendo nos alunos o interesse e o prazer pela leitura, ampliando seus conhecimentos e capacidades de relacionar os textos com a sua realidade ribeirinha, focando principalmente no conteúdo sócio-histórico-cultural dos textos, efetivando o letramento literário. Para tal discussão, utilizamos como referencial teórico as contribuições acerca do assunto a partir de autores como Rildo Cosson (2016), Magda Soares (2003;2004;2006), Kleiman (1995), Paulino (2009), Fernandes (2011) e outros autores que desenvolveram pesquisas sobre o letramentos e as práticas literárias e que contribuíram significativamente para os estudos nessa área. Os resultados só puderam ser obtidos quando examinados afundo as implicações do texto no contexto e o diálogo com a formação histórica e sociocultural de quem os lê, refletindo também sobre o papel que o docente de Língua Portuguesa pode ter na formação de leitores no contexto amazônico. |
Abstract: | This research focuses on analyzing practices that contemplate literary literacy that encourage the reading and production of texts, through a Basic Sequence by Rildo Cosson, using as a corpus in the teaching practice the poem “O Boto” by Antonio Juraci Siqueira, present in the work Mythical Poems: poems based on Amazonian mythology (2010). The aim of this work is to provide 7th grade students of Elementary School at Escola Municipal de Ensino Fundamental Major José Idelfonso Sosinho with activities in the classroom that prioritize the practice of reading, interpretation and production of literary texts, developing in students the interest and pleasure through reading, expanding their knowledge and ability to relate the texts with their riverside reality, focusing mainly on the socio-historical-cultural content of the texts, effecting literary literacy. For this discussion, we used as a theoretical framework the contributions on the subject from authors such as Rildo Cosson (2016), Magda Soares (2003;2004;2006), Kleiman (1995), Paulino (2009), Fernandes (2011) and others authors who developed research on literacies and literary practices and who contributed significantly to studies in this area. The results could only be obtained when deeply examined the implications of the text in the context and the dialogue with the historical and sociocultural formation of those who read them, also reflecting on the role that the Portuguese Language teacher can have in the formation of readers in the Amazonian context. |
URI: | http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3171 |
Appears in Collections: | TCC - ICIBE - Letras / Português |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Letramento literário amazônico Análise de uma prática de leitura na educação básica a partir da poética de Antônio Juraci Siqueira.pdf | 385,09 kB | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License