Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3260
Title: | Diálogos entre saberes: O ensino de língua portuguesa na educação de jovens, adultos e idosos mediado pelos círculos de cultura freiriano |
Advisor: | RUSSO, Dayana Viviany Silva de Souza |
Authors: | SOUZA, Allan Maia de |
Keywords: | Educação de Jovens, Adultos e Idosos - EJAI Ensino-Aprendizagem de Língua portuguesa Círculos de Cultura - Paulo Freire Lingua portuguesa - Estratégias de ensino |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | UFRA/Campus Belém |
Citation: | SOUZA, Allan Maia de. Diálogos entre saberes: O ensino de língua portuguesa na educação de jovens, adultos e idosos mediado pelos círculos de cultura freiriano. Orientadora: Dayana Viviany Silva de Souza Russo. 2023. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2023. Disponível em: |
Resumo: | Este estudo centra-se na investigação de como os Círculos de Cultura, método concebido por Paulo Freire, podem potencializar o ensino-aprendizagem de conteúdos de Língua Portuguesa na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). O TCC tem como finalidade analisar as contribuições dos Círculos de Cultura para o ensino de conteúdos de Língua Portuguesa na EJAI. Como referencial teórico, apresentam-se discussões acerca do contexto histórico da EJAI no Brasil, as concepções de ensino de Língua Portuguesa, assim como definições e caracterização dos Círculos de Cultura freiriano. O referencial teórico do trabalho apresenta a Educação de Jovens, Adultos e Idosos no Brasil (Arroyo, 2011; Di Pierro e Haddad, 2000; Silva, 2020; Ghiraldelli Jr., 2008), os Círculos de Cultura: fundamentos e aplicações no Ensino de Língua Portuguesa (Paulo Freire, 1967; Brandão, 2010; Feitosa, 1999; Bagno, 2014; Koch e Elias, 2006, 2008) e a Produção acadêmica relacionada aos círculos de cultura na EJA (Machado, 2021; Moura, Pressato e Bráz, 2023; Santos, 2020; Souza e Gonçalves, 2022; Vargas e Gomes, 2013). A pesquisa contou com a análise e discussão de informações adquiridas a partir de questionários aplicados aos docentes formados em Letras, que atuam na EJAI, em uma escola pública estadual, localizada no município de Belém do Pará. No questionário buscou-se compreender as percepções, visões e desafios vivenciados pelos professores durante sua atuação na EJA, identificando, ainda, a relação de suas práticas de ensino com os Círculos de Cultura freiriano. Em síntese, os resultados desse trabalho de conclusão de curso indicam que a EJAI no Brasil apresenta um histórico de pouco investimento e atenção dos governantes. É uma modalidade de ensino com características singulares que precisam ser consideradas no processo de ensino-aprendizagem. Por fim, o estudo aponta que o uso de estratégias baseadas nos Círculos de Cultura freiriano podem promover resultados significativos para o ensino-aprendizagem de conteúdos de LP na EJAI. |
URI: | http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3260 |
Appears in Collections: | TCC - ICIBE - Letras / Português |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC II_ Allan_Souza.pdf | 1,59 MB | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License