Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/327
Title: | Elaborando o jornalzinho no editor de texto writer: vantagens para o aprendizado da leitura e escrita |
Advisor: | SILVA, Odinéa Lopes da |
Authors: | ROSÁRIO, Cristiano Cruz do FERREIRA, Maria Oneide da Silva |
Keywords: | Educação - Leitura Educação - Processo de escrita Educação - Ensino aprendizagem Educação - Texto writer |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | UFRA/Pólo Marapanim (PA) |
Citation: | ROSÁRIO, Cristiano Cruz do; FERREIRA, Maria Oneide da Silva. Elaborando o jornalzinho no editor de texto writer: vantagens para o aprendizado da leitura e escrita. Orientador: Odinéa Lopes da Silva. 2014. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Marapanim, PA, 2014. |
Resumo: | Este estudo trata do uso do editor de texto Writer na elaboração de jornalzinho na escola e investiga as vantagens dessa elaboração para o aprendizado da leitura e escrita. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental. Na pesquisa bibliográfica a preocupação foi em estudar o processo de leitura e escrita e as vantagens do jornal como estratégia de ensino aprendizagem. Dentre os teóricos destacam-se Daniela Baroni, Silvia Colello, Paulo Freire, Luiz Carlos Grübler, Ascen Pausas e Magda Soares. A pesquisa documental envolveu o estudo do editor de texto Writer objetivando identificar as principais ferramentas que possibilitavam a elaboração de um jornalzinho. A análise dos dados considerou três categorias: vantagens técnicas, pedagógicas e socioculturais. Os referidos dados revelaram vantagens como a aprendizagem da formatação técnica do jornal, seus layouts, elementos característicos e gêneros textuais; possibilidades de escrita e reescrita do texto; desenvolvimento da criatividade e observação de aspectos gramaticais, incentivo ao trabalho coletivo e a interdisciplinaridade; contribuições para o processo de inclusão digital e discussões de questões sociais. Finalmente, concluiu-se que o recurso tecnológico não resolve, sozinho, os entraves educacionais, mas é necessário que os sujeitos discutam, planejem e executem as ações de forma coordenada e sistematizada, além disso compreendeu-se que o processo de leitura e escrita deve ser referenciado por textos e tecnologias significativas para o aluno como o computador. |
Abstract: | This study deals with the use of Writer text editor in preparing the school newsletter and investigates the advantages of this preparation for learning to read and write. To do so, bibliographical and documentary research was conducted. In literature the concern was to study the process of reading and writing and the advantages of the newspaper as a teaching learning strategy. Among the theorists highlight Daniela Baroni, Silvia Colello, Paulo Freire, Luiz Carlos Grübler, Ascen breaks and Magda Soares. The desk research involved the study of the text editor Writer aiming to identify the main tools that enabled the development of a newsletter. Data analysis considered three categories: technical, pedagogical and sociocultural benefits. These data revealed advantages such as learning the technical format of the newspaper, their layouts, characteristic elements and genres; possibilities of writing and rewriting of the text; development of creativity and observation of grammatical aspects, encouraging collective work and interdisciplinarity; contributions to the process of digital inclusion and discussion of social issues. Finally, it was concluded that technological feature does not solve alone, educational barriers, but it is necessary that the subjects discuss, plan and execute actions in a coordinated and systematic manner and also understood that the process of reading and writing should be referenced by texts and meaningful technologies to the student and the computer. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/327 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Elaborando o jornalzinho no editor de texto writer vantagens para o aprendizado da leitura e escrita.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License