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Title: Educação ambiental e abordagem sistêmica no contexto escolar formal
Advisor: MELO JÚNIOR, Luiz Cláudio Moreira
Authors: TOVANE, Eloany Fernanda Conde
http://lattes.cnpq.br/4424965293959203
Keywords: Educação ambiental
Metodologias sistêmicas
Alagamentos - Capanema - Pará
Issue Date: 2019
Publisher: UFRA/Capanema
Citation: TOVANE, Eloany Fernanda Conde. Educação ambiental e abordagem sistêmica no contexto escolar formal. Orientador: Luiz Cláudio Moreira Melo Júnior. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capanema, 2019. Disponível em: https://bdta.ufra.edu.br/jspui/submit. Acesso em:
Resumo: Tendo em vista que os alagamentos são um problema da realidade da cidade de Capanema no Estado Pará, daí a importância de sua abordagem em sala de aula, pesquisa-se sobre a perspectiva dos estudantes sobre os alagamentos por meio de metodologias sistêmicas, a fim de analisar as mudanças nessas perspectivas através de metodologias sistêmicas voltadas para a educação ambiental. Para tanto, é necessário aplicar dinâmicas de educação ambiental envolvendo os alagamentos na cidade de Capanema, refletir com os estudantes aspectos relacionados à luz das metodologias sistêmicas e comparar a percepção dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental da escola Padre Sales, em relação aos alagamentos antes e após a aplicação dessas dinâmicas de educação ambiental. Realiza-se, então, uma pesquisa participante de cunho qualitativo. Diante disso, verifica-se que os participantes já presenciaram os alagamentos na cidade de alguma forma, mas suas percepções sobre os alagamentos antes das metodologias eram reduzidas sobre as causas, consequências e soluções para o problema, o que impõe a constatação de que a perspectiva dos estudantes sobre os alagamentos mudou ao longo da aplicação das metodologias sistêmicas.
Abstract: Considering that floods are a problem of the reality of the city of Capanema in the State of Pará, hence the importance of their approach in the classroom, researches on the students' perspective on floods through systemic methodologies, in order to analyze the changes in these perspectives through systemic methodologies focused on environmental education. Therefore, it is necessary to apply environmental education dynamics involving flooding in the city of Capanema, to reflect with the students aspects related to the light of systemic methodologies and to compare the perception of the students of the 6th grade elementary school of the Padre Sales school, in relation to floods before and after the application of these environmental education dynamics. A qualitative participant research is then carried out. In this way, it can be verified that the participants have already witnessed floods in the city in some way, but their perceptions of flooding before methodologies were reduced on the causes, consequences and solutions to the problem, which requires that the perspective of students on floods changed throughout the application of systemic methodologies.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3278
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