Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/328
Title: A utilização do software educativo JCLIC na prática de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental
Advisor: SILVA, Odinéa Lopes da
Authors: ROSÁRIO, Nancileide Negrão
Keywords: Software educativo - JClic
Ensino fundamental - Softwares
Ensino fundamental - Leitura
Ensino fundamental - Escrita
Issue Date: 2014
Publisher: UFRA/Pólo Marapanim (PA)
Citation: ROSÁRIO, Nancileide Negrão. A utilização do software educativo JCLIC na prática de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. Orientador: Odinea Lopes. 2014. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Marapanim, PA, 2014.
Resumo: Este estudo trata do uso do software JClic no processo educativo e investiga as contribuições do referido software para a aprendizagem da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia da pesquisa envolveu pesquisa bibliográfica e documental. Na pesquisa bibliográfica destacam-se teóricos como Alessandra Capovilla, Fernando César Capovilla, Ingrid Suiter, Lisandra Locatelli Pereira, André Cordenonsi, José Marcos Rosendo de Souza, Armando Valente e Elenice Alves Pereira. Na pesquisa documental tomou-se como objeto de análise o software JClic e o pacote de atividade “O pato”. A análise dos dados revelou que o software educativo JClic disponibiliza, gratuitamente, atividades de leitura e escrita em seu site; permite a construção de pacotes de atividades pelo professor, atendendo a realidade escolar, etária e social dos alunos; possibilita a interação do aluno com jogos de memória, quebra cabeça, sopa de letra e cruzadinha favorecendo o raciocínio lógico, atenção, concentração e percepção visual; dá autonomia para o aluno no levantando de hipótese de leitura e escrita e oferece recursos de mídia que estimulam o hábito da leitura e escrita como imagens e animações. Finalmente concluímos que os professores devem ter formação para a construção de pacotes de atividades JClic embasadas em conhecimento técnico e pedagógico.
Abstract: This study deals with the use of jclic software in the educational process and investigates the contributions of this software for the learning of reading and writing in the early years of elementary school. The research methodology involved desk research and literature. In literature stand out as theoretical Alessandra Capovilla, César Fernando Capovilla, Ingrid Suiter, Lisandra Locatelli Pereira, André Cordenonsi, Rosendo José Marcos de Souza, Armando Valente and Alves Pereira Elenice. In documentary research was taken as the object of analysis jclic software package and the activity "The Duck". Data analysis revealed that the educational software jclic available for free reading and writing activities on your site; allows building activity packs for teachers, attending school, age and social reality of students; enables student interaction with memory games, puzzles, and crossword soup letter favoring logical reasoning, attention, concentration and visual perception; gives autonomy to the student in raising the possibility of reading and writing and provides media resources that encourage the habit of reading and writing as images and animations. Finally we conclude that teachers should be trained to build packages jclic activities based on solid technical and pedagogical knowledge.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/328
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons