Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3291
Title: | Educação financeira: sua influência nas decisões de investimento e consumo de estudantes da Universidade Federal Rural da Amazônia |
Advisor: | CARDOSO, Waljucy Furtado |
Authors: | SOARES, Alan Souza BRASIL, Ruandson Lima http://lattes.cnpq.br/3622334262566415 |
Keywords: | Educação financeira - estudantes universitários Finanças pessoais Tomada de decisões |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | UFRA/Capanema |
Citation: | SOARES, Alan Souza; BRASIL, Ruandson Lima. Educação financeira: sua influência nas decisões de investimento e consumo de estudantes da Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Waljucy Furtado Cardoso. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capanema, 2019. Disponível em:https://bdta.ufra.edu.br/jspui/submit#null. Acesso em: |
Resumo: | Tendo em vista a necessidade de debater e buscar maneiras de suprir as lacunas causadas pela ausência de educação financeira na vida das pessoas, decidiu-se pesquisar sobre este tema, a fim de analisar a sua influência nas tomadas de decisões de investimento e consumo de alunos da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Para tanto, é necessário analisar como os diferentes cursos de graduação dos estudantes em questão influenciaram o conhecimento financeiro destes, avaliar como os estudantes universitários da UFRA organizam sua gestão financeira pessoal e fazem seu planejamento financeiro, além de identificar a relação entre variáveis socioeconômicas e a educação financeira pessoal. Realiza-se, então, uma pesquisa aplicada, exploratória, de abordagem quantitativa. Utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados, o qual foi aplicado a 159 alunos de diferentes cursos e semestres da Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capanema, Pará. Diante disso, verifica-se que alunos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Ambiental obtiveram uma boa média de acertos em questões de conhecimento financeiro, se comparados com estudantes de Agronomia e Biologia (Bacharelado e Licenciatura); que boa parte dos estudantes não se sentem seguros quanto a gestão das suas finanças, além de ultrapassar o orçamento mensal em quase a metade dos casos. Verificou-se que quase metade dos alunos não estabelecem metas de longo prazo, comprometendo a formação de reservas financeiras e os investimentos, e que não há diferença significativa no nível de poupança entre os sexos, sendo o nível de poupança das respondentes do sexo feminino levemente maior que o dos respondentes do sexo oposto. Por fim, constatou-se que a ausência de educação financeira pode refletir nas finanças pessoais de forma negativa, no modo como os alunos agem diante de situações em que se exige conhecimento financeiro, e também causar possíveis danos financeiros futuros. |
Abstract: | In view of the need to debate and find ways to fill the gaps caused by the lack of financial education in people's lives, it was decided to research on this topic in order to analyze its influence on investment and consumption decision making by students. from the Federal Rural University of Amazonia. Therefore, it is necessary to analyze how the different undergraduate courses of the students in question influenced their financial knowledge, to evaluate how university students organize their personal financial management and financial planning and to identify the relationship between socioeconomic variables and financial education. folks. Then, an applied, descriptive research with a quantitative approach is performed. A questionnaire was used as a data collection instrument, which was applied to 159 students from different courses and semesters of the Federal Rural University of Amazonia, Campus Capanema, Pará. Environmental Engineering obtained a good average of correct answers in matters of financial knowledge, compared to students of Agronomy and Biology (Bachelor and Degree); that most students are unsure about managing their finances, and exceed the monthly budget in almost half of the cases. It was found that almost half of the students do not set long-term goals, compromising the formation of financial reserves and investments, and that there is no significant difference in the level of savings between genders, with the female respondents saving slightly. higher than respondents of the opposite sex. Finally, it was found that the lack of financial education can reflect negatively on personal finances, the way students act in situations where financial knowledge is required, and also cause possible future financial damage. |
URI: | http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3291 |
Appears in Collections: | TCC - Capanema - Ciências Contábeis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Educação financeira - sua influência nas decisões de investimento e consumo de estudantes da Universidae Federal Rural da Amazônia.pdf | 1,51 MB | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License