Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3303
Title: | As dificuldades no ensino dos alunos 6º ano do ensino Fundamental: O processo de aquisição da leitura e da escrita como fatores norteadores |
Advisor: | KÜTTER, Cíntia Acosta |
Authors: | PINHEIRO, Erika Rodrigues CORRÊA, Joana Darc Oliveira |
Keywords: | Processo de ensino-aprendizagem - Alunos do 6º ano do fundamental Escrita e leitura - Práticas pedagógicas Práticas de aprendizagem - Educação à distância Covid 19 - Pandemia Recursos digitais de aprendizagem Aquisição da leitura e escrita - Dificuldades |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | UFRA/Pólo Igarapé-Miri - PARFOR |
Citation: | PINHEIRO, Erika Rodrigues; CORRÊA, Joana Darc Oliveira. As dificuldades no ensino dos alunos 6º ano do ensino fundamental: O processo de aquisição da leitura e da escrita como fatores norteadores. Orientador: Cíntia Acosta Kütter. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Igarapé-Miri, PA, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho partiu da questão problema: quais as dificuldades no processo de aquisição da leitura e da escrita no processo de ensino aprendizagem dos alunos do 6º ano no ensino fundamental durante as aulas remotas? Para a prática educativo docente o ensino remoto uma modalidade educativa que ocorreu nos anos de 2020 e 2021 no Brasil devido a gravidade da COVID-19, no Brasil, muitas instituições educacionais interromperam suas aulas e buscaram soluções, através dos recursos digitais de aprendizagem, inspiradas na modalidade de Educação a Distância, foi implantado o ensino remoto, tanto para educação pública, quanto para a privada. Para tanto, ressaltar-se que esta pesquisa objetivou pesquisar o ensino no 6º ano do ensino fundamental no período da pandemia da COVID 19. Desta forma, ressalta-se que esta pesquisa foi um estudo de caso em três Escolas Municipais de Ensino fundamental II na cidade Igarapé-Miri, Estado do Pará, tendo como lócus as Escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Aristóteles Emiliano de Castro; Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimundo Emiliano Pantoja e Escola Municipal de Ensino Fundamental Perciliano Tourão Corrêa com pesquisa descritiva, e de cunho qualitativo e quantitativo com coleta de dados por meio de pesquisa bibliográfica de autores tais como: Bandeira (2001), Barbosa (1994), Brandão (1997), Brasil (1997, 2018), Cagliari (2003), Cosson (2016), Delmanto (2009), Ferreiro (2001), Freire (2003), Geraldi (1988), Kleiman (2004), Lajolo (1994, 1996), Martins (2006), Piaget (1996, 1998), Silva (1991), Vigotski (1991), Zilberman (2004) e outros adeptos ao tema. Ressalta-se que esse trabalho tem relevância científica, pois busca contribuir para a formação de leitores e sensibilizá-los que serão futuros profissionais para a importância da pesquisa científica tanto para a sociedade quanto para o seu desenvolvimento pessoal. |
Abstract: | The present work started from the problem question: what are the difficulties in the process of acquiring reading and writing in the teaching-learning process of 6th year students in elementary school during remote classes? For teaching educational practice, remote teaching is an educational modality that occurred in 2020 and 2021 in Brazil due to the severity of COVID-19, in Brazil, many educational institutions interrupted their classes and sought solutions, through digital learning resources, inspired In the Distance Education modality, remote teaching was implemented, both for public and private education. To this end, it should be noted that this research aimed to research teaching in the 6th year of elementary school during the period of the COVID 19 pandemic. Therefore, it is noteworthy that this research was a case study in three Municipal Elementary Schools II in city Igarapé-Miri, State of Pará, having as its locus the Schools: Escola Municipal de Ensino Fundamental Aristóteles Emiliano de Castro; Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimundo Emiliano Pantoja and Escola Municipal de Ensino Fundamental Perciliano Tourão Corrêa with descriptive, qualitative and quantitative research with data collection through bibliographical research by authors such as: Bandeira (2001), Barbosa (1994 ), Brandão (1997), Brasil (1997, 2018), Cagliari (2003), Cosson (2016), Delmanto (2009), Ferreiro (2001), Freire (2003), Geraldi (1988), Kleiman (2004), Lajolo (1994, 1996), Martins (2006), Piaget (1996, 1998), Silva (1991), Vigotski (1991), Zilberman (2004) and other supporters of the theme. It is noteworthy that this work has scientific relevance, as it seeks to contribute to the training of readers and sensitizes them who will be future professionals to the importance of scientific research both for society and for their personal development. |
URI: | http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3303 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
As dificuldades no ensino dos alunos 6º ano do ensino Fundamental O processo de aquisição da leitura e da escrita como fatores norteadores.pdf | 1,09 MB | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License