Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3306
Title: A semântica nas aulas de língua portuguesa: O texto humorístico (gênero piada) no ensino médio
Advisor: OLIVEIRA, Liliane Afonso de
Authors: PANTOJA, Gione da Silva
Keywords: Língua portuguesa - Semântica
Texto humorístico - Gênero piada
Diferentes significados das palavras - Habilidades de interpretação e compreensão
Interpretação de textos - Gênero piada
Textos de humor - Ensino médio
Lingua portuguesa - Ensino
Issue Date: 2023
Publisher: UFRA/campus Belém
Citation: PANTOJA, Gione da Silva. A semântica nas aulas de língua portuguesa: O texto humorístico (gênero piada) no ensino médio. Orientador: Liliane Afonso de Oliveira. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2023.
Resumo: O presente artigo tem como principal foco o texto humorístico (gênero piada) no ensino médio e a sua contribuição para as aulas de língua portuguesa bem como a aquisição de uma competência da língua materna, e sobretudo no que se refere aos níveis de motivação e engajamento dos alunos. A pesquisa busca contribuir para a discussão de temas relevantes, como a motivação dos estudantes para aprender a língua portuguesa, o desenvolvimento de habilidades linguísticas e a interação entre alunos e professores por meio do texto humorístico como ferramenta de ensino que pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio. Marcuschi (2003), um dos embasamentos teóricos desta pesquisa ressalta que os gêneros textuais são fenômenos históricos vinculados à vida cultural e social, sujeitos a variações e transmutações. Enfatizando que os gêneros textuais são fundamentais para a compreensão e produção de textos, pois os textos sempre se manifestam como um gênero específico. O objetivo geral da pesquisa é promover habilidades de interpretação de textos e compreensão dos diferentes significados das palavras no texto humorístico, gênero piada, durante as aulas de língua portuguesa na turma do 2º ano de uma escola estadual no município de Aurora do Pará. Para tanto, como problema de pesquisa foram analisados quais são as técnicas mais eficazes para o ensino da semântica por meio do uso de textos humorísticos no ensino médio? E quais os efeitos do uso de textos humorísticos nas aulas de língua portuguesa no ensino médio? No processo de alcançar os resultados esperados, foram selecionados textos de cinco piadas, levando em consideração o amplo potencial do humor textual no contexto da sala de aula e aplicado por meio de uma sequência didática. E, a partir da condução do processo de pesquisa, foi possível concluir que os alunos têm uma maior interação com aula a parti dos textos de humor, sobretudo em contextos de social que valoriza a interpretação e criatividade dos educandos, e pode promover impactos positivos nos níveis de engajamento e motivação dos discentes a parti das aulas de língua portuguesa.
Abstract: This article focuses primarily on humorous text (joke genre) in high school education and its contribution to Portuguese language classes, as well as the acquisition of competence in the native language, particularly concerning students' motivation and engagement levels. The research aims to contribute to the discussion of relevant topics, such as students' motivation to learn the Portuguese language, the development of linguistic skills, and the interaction between students and teachers through humorous text as an educational tool that can enhance the quality of high school education. Marcuschi (2003), one of the theoretical foundations of this research, emphasizes that textual genres are historical phenomena linked to cultural and social life, subject to variations and transformations. He highlights that textual genres are essential for the comprehension and production of texts, as texts always manifest themselves as belonging to a specific genre. The overall objective of the research is to promote text interpretation skills and an understanding of the different meanings of words in humorous text, specifically in the joke genre, during Portuguese language classes for the 2nd-year students at a state school in the municipality of Aurora do Pará. To this end, the research problem involves analyzing the most effective techniques for teaching semantics through the use of humorous texts in high school and exploring the effects of using humorous texts in Portuguese language classes at this educational level. In the process of achieving the expected results, five joke texts were selected, taking into consideration the extensive potential of textual humor in the classroom context. These texts were applied through a didactic sequence. As a result of the research process, it was possible to conclude that students have a greater interaction with the lesson, especially in social contexts that value students' interpretation and creativity. This can lead to positive impacts on students' levels of engagement and motivation in Portuguese language classes.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3306
Appears in Collections:TCC - ICIBE - Letras / Português



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons