Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3307
Title: | O letramento crítico na Educação de Jovens e Adultos (EJA): Uma proposta metodológica a partir do texto literário |
Advisor: | SILVA FILHO, Jomson Teixeira da |
Authors: | PINHEIRO, Adrielle Silva CORRÊA, Maria Cristina Gonçalves |
Keywords: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Letramento Crítico (LC) Letramento Literário Alfabetização de Jovens e Adultos Letramento Crítico (LC) - Gênero Conto Letramento de Jovens e Adultos |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | UFRA/Pólo Igarapé-Miri - PARFOR |
Citation: | PINHEIRO, Adrielle Silva; CORRÊA, Maria Cristina Gonçalves. O letramento crítico na Educação de Jovens e Adultos (EJA): Uma proposta metodológica a partir do texto literário. Orientador: Jomson Teixeira da Silva Filho. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Igarapé-Miri, PA, 2023. |
Resumo: | Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa de natureza teórica, qualitativa e de bibliográfica. Parte do pressuposto segundo o qual o texto literário se apresenta como uma importante ferramenta para a promoção do Letramento Crítico. Tem como objetivo principal promover esse tipo de letramento de sujeitos que fazem parte da Educação de Jovens e Adultos, a partir da proposta de desenvolvimento de uma Sequência Didática que tenha como base o texto literário. Considerando as especificidades desses sujeitos, propomo-nos a inseri-lo no mundo da leitura, especificamente do gênero conto como forma de tornar os alunos mais conscientes e críticos em relação à leitura, não só do texto como do mundo que os cerca. Para tanto, utilizamos como procedimento de coleta de dados um questionário com perguntas objetivas e subjetivas aplicado aos alunos sobre o hábito de leitura para servir de corpus para a análise aqui proposta. Como recurso metodológico, desenvolvemos uma Sequência Didática a ser aplicada por professores de língua portuguesa a fim de contribuir para a melhoria da aprendizagem de leitura e escrita em sala de aula. Nesse sentido, adotamos como aporte teórico os trabalhos de Magda Soares (1999 e seguintes), Brian Street (1984 e seguintes), Angela Kleiman (1995 e seguintes), Paulo Freire (1981 e seguintes), Rildo Cosson (2006 e seguintes). À vista disso, em função as práticas que possam desenvolver a formação crítica do leitor, contribuímos com uma reflexão acerca do Letramento Literário sobre a necessidade de que os professores de língua portuguesa realizem essas práticas nesta modalidade de ensino, Educação de Jovens e Adultos-EJA. Enfim, esta pesquisa nos evidenciou que há múltiplos letramentos e que suas práticas ou eventos na busca da formação plena do sujeito, o Letramento Literário torna-se imprescindível, e que dependendo do contexto social, promoverá a formação de um leitor competente e capaz de realizar reflexão crítica sobre si mesmos, sobre a sociedade em que estão inseridos e sob sua forma de atuar nesta sociedade. |
Abstract: | This work is characterized as theoretical, qualitative and bibliographical research. It starts from the assumption that the literary text presents itself as an important tool for promoting Critical Literacy. Its main objective is to promote this type of literacy among subjects who are part of Youth and Adult Education, based on the proposal to develop a Didactic Sequence that is based on the literary text. Considering the specificities of these subjects, we propose to insert them into the world of reading, specifically the short story genre as a way of making students more aware and critical in relation to reading, not only of the text but of the world that surrounds them. To this end, we used a questionnaire with objective and subjective questions applied to students about their reading habit as a data collection procedure to serve as a corpus for the analysis proposed here. As a methodological resource, we developed a Didactic Sequence to be applied by Portuguese language teachers in order to contribute to improving reading and writing learning in the classroom. In this sense, we adopted as a theoretical contribution the works of Magda Soares (1999 and following), Brian Street (1984 and following), Angela Kleiman (1995 and following), Paulo Freire (1981 and following), Rildo Cosson (2006 and following). In view of this, depending on the practices that can develop the critical formation of the reader, we contribute with a reflection on Literary Literacy about the need for Portuguese language teachers to carry out these practices in this teaching modality, Youth and Adult Education-EJA . Ultimately, this research showed us that there are multiple literacies and that their practices or events in the search for the full formation of the subject, Literary Literacy becomes essential, and that depending on the social context, it will promote the formation of a competent reader capable of carrying out critical reflection on themselves, on the society in which they are inserted and on their way of acting in this society. |
URI: | http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3307 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O letramento crítico na Educação de Jovens e Adultos (EJA) Uma proposta metodológica a partir do texto literário.pdf | 1,74 MB | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License