Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3308
Title: Desafios na prática educativa dos professores de língua portuguesa durante as aulas remotas dos anos de 2020 e 2021
Advisor: KÜTTER, Cíntia Acosta
Authors: QUARESMA, Elilia Pinheiro
QUARESMA, Osana Pinheiro
Keywords: Ferramentas Tecnológicas Digitais - Língua Portuguesa
Ensino remoto emergencial - Práticas educativas
Praticas pedaógicas - Ensino de português
Covid 19 - Pandemia
Educação remota nas escolas - Desafios
Educação a Distância (EAD)
Issue Date: 2023
Publisher: UFRA/Pólo Igarapé-Miri - PARFOR
Citation: QUARESMA, Elilia Pinheiro; QUARESMA, Osana Pinheiro. Desafios na prática educativa dos professores de língua portuguesa durante as aulas remotas dos anos de 2020 e 2021. Orientador: Cíntia Acosta Kütter. 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Igarapé-Miri, PA, 2023.
Resumo: Com a pandemia do novo coronavírus, o mundo todo sofreu consequências drásticas e a educação foi um dos setores mais prejudicados, pois com a suspensão das aulas presenciais, as escolas passaram a aderir ao chamado ensino remoto, que em grande parte acabou não atendendo às necessidades educacionais dos alunos, principalmente os da educação básica. Assim, com o agravamento da COVID-19 no Brasil, muitas instituições educacionais interromperam suas aulas e buscaram soluções, por meio dos recursos digitais de aprendizagem disponíveis, inspiradas na modalidade de Educação a Distância (EAD), com isso foi designado a implementação do ensino remoto, tanto para educação pública, quanto para a rede privada. Por esta razão, o presente trabalho partiu da situação problema: quais foram os desafios na prática educativa dos professores de língua portuguesa com o ensino remoto? Teve como procedimento metodológico um estudo de caso com pesquisa bibliográfica qualitativa, descritiva, a qual faz uma abordagem a respeito dos desafios na prática educativa dos professores de língua portuguesa durante as aulas remotas no ensino fundamental II. Embasado em fontes de teóricas de autores tais como: Agra (2009), Almeida (1999), Arruda (2020), Barche e Almeida, (2015), Belmonte, Martinez e Maranhão (2020), Brasil (1988, 1996, 2018, 2019, 2020), Cunha (2020), Lévy (1997, 2003), Libâneo (2011), Moran (2001), Nóvoa (1995) e outros adeptos ao tema. Na pesquisa de campo o lócus foi a Escola Municipal de Aristóteles Emiliano de Castro, onde entrevistamos por meio de questionário, os professores do 6ºao 9º ano do ensino fundamental, os quais colaboraram com as pesquisadoras, por meio de suas informações, tendo como objeto de estudo os desafios na prática educativa dos professores na modalidade remota, no período de 2020 a 2021 em que a pandemia do COVID-19, estava desproporcional à realidade mundial.
Abstract: With the new coronavirus pandemic, the whole world suffered drastic consequences and education was one of the most affected sectors, as with the suspension of face-to-face classes, schools began to adopt so-called remote teaching, which largely ended up not meeting the needs of students, especially those in basic education. Thus, with the worsening of COVID-19 in Brazil, many educational institutions interrupted their classes and sought solutions, through available digital learning resources, inspired by the Distance Education (EAD) modality, with this being designated the implementation of teaching remote, both for public education and for the private network. For this reason, the present work started from the problem situation: what were the challenges in the educational practice of Portuguese language teachers with remote teaching? The methodological procedure was a case study with qualitative, descriptive bibliographical research, which takes an approach to the challenges in the educational practice of Portuguese language teachers during remote classes in elementary school II. Based on theoretical sources from authors such as: Agra (2009), Almeida (1999), Arruda (2020), Barche and Almeida, (2015), Belmonte, Martinez and Maranhão (2020), Brazil (1988, 1996, 2018, 2019, 2020), Cunha (2020), Lévy (1997, 2003), Libâneo (2011), Moran (2001), Nóvoa (1995) and other supporters of the theme. In the field research, the locus was the Escola Municipal de Aristóteles Emiliano de Castro, where we interviewed, through a questionnaire, teachers from the 6th to the 9th year of elementary school, who collaborated with the researchers, through their information, having as their object of I study the challenges in the educational practice of teachers in remote mode, in the period from 2020 to 2021 in which the COVID-19 pandemic was disproportionate to the global reality.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3308
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons