Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3321
Title: | O gênero cordel como prática de linguagem do eixo leitura em sala de aula no 6º ano do ensino fundamental |
Advisor: | SILVA FILHO, Jomson Teixeira da |
Authors: | SAMPAIO, Maurícia de Jesus Ferreira |
Keywords: | Gênero Cordel - Ferramenta pedagógica Língua Portuguesa - Ensino Fundamental Leitura - Prática de linguagem Literatura de Cordel - Gênero literário |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | UFRA/Campus Belém |
Citation: | SAMPAIO, Maurícia de Jesus Ferreira. O gênero cordel como prática de linguagem do eixo leitura em sala de aula no 6º ano do ensino fundamental. Orientador: Jomson Teixeira da Silva Filho. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Belém, PA, 2023. |
Resumo: | A presente pesquisa objetivou demonstrar de que forma o gênero cordel como ferramenta pedagógica pode contribuir para o ensino de leitura em sala de aula de Língua Portuguesa no 6º ano do Ensino Fundamental. Vale salientar que o procedimento metodológico desta pesquisa se apresenta como um estudo de natureza explicativa e qualitativa. Este trabalho se apresenta como um estudo bibliográfico, uma vez que faz um levantamento de material relacionado à literatura de cordel, estabelecendo a organização e estudo desse conteúdo, produção e apresentação dos resultados de autores adeptos ao tema tais como: Abreu (1994, 2004), Brasil (1998, 2018), Cosson (2016), Freire (2003), Luyten, (1992), Silva (2008), onde foi dividida em três etapas, na primeira etapa da pesquisa, foi feita uma organização de bibliografias por meio de documentos impressos e/ou digitais. A segunda etapa constou-se da leitura do material organizado. Na terceira etapa, se deu através de uma sequência didática sobre o gênero cordel. Considerando que a experiência em sala de aula com esse tipo de literatura, possibilite aos alunos o diálogo mais livre com sua imaginação, gerando antecipações, expectativas e inferências no desenrolar da história, com possibilidades linguísticas e culturais que levem os discentes a crescer na sua capacidade interpretativa e aumentar a oportunidade de identificação com a cultura local. |
Abstract: | This research aimed to demonstrate how the cordel genre as a pedagogical tool can contribute to the teaching of reading in the Portuguese language classroom in the 6th year of Elementary School. It is worth mentioning that the methodological procedure of this research is presented as an explanatory and qualitative study. This work presents itself as a bibliographical study, since it surveys material related to cordel literature, establishing the organization and study of this content, production and presentation of results by authors adept at the subject, such as: Abreu (1994, 2004) , Brazil (1998, 2018), Cosson (2016), Freire (2003), Luyten, (1992), Silva (2008), where it was divided into three stages, in the first stage of the research, an organization of bibliographies was made through of printed and/or digital documents. The second stage consisted of reading the organized material. In the third stage, it happened through a didactic sequence about the cordel genre. Considering that the experience in the classroom with this type of literature allows students to have a freer dialogue with their imagination, generating anticipations, expectations and inferences in the course of history, with linguistic and cultural possibilities that lead students to grow in their capacity interpretative and increase the opportunity to identify with the local culture. |
URI: | http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3321 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O gênero cordel como prática de linguagem do eixo leitura em sala de aula no 6º ano do ensino fundamental.pdf | 488,55 kB | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License