Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3329
Title: | O livro didático de Língua Portuguesa e abordagem da educação ambiental: uma análise do livro “Português: linguagens” do 6º ano do Ensino Fundamental |
Advisor: | SILVA FILHO, Jomson Teixeira da |
Authors: | FERREIRA, Joanice Almeida |
Keywords: | Educação Ambiental (EA) - Livros didáticos Ensino-Aprendizagem de Língua portuguesa Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA) Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) Base Nacional Comum Curricular (BNCC) |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | UFRA/Pólo Igarapé-Miri - PARFOR |
Citation: | FERREIRA, Joanice Almeida. O livro didático de Língua Portuguesa e abordagem da educação ambiental: uma análise do livro “Português: linguagens” do 6º ano do Ensino Fundamental. Orientador: Jomson Teixeira da Silva Filho. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Igarapé-Miri, PA, 2023. |
Resumo: | Este trabalho se propôs a investigar como a temática educação ambiental é abordada em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental – Anos finais por meio da análise do livro “Português: linguagens”, do 6º ano. Elaborou-se uma pesquisa documental, descritiva e aplicada que apresenta o método qualitativo. Para tanto, utilizou-se um corpus teórico comporto por autores que discutem sobre a essencialidade da incorporação da educação ambiental nas aulas de língua portuguesa, dentre os quais é possível destacar: Branco, Royer e Branco (2018), Oliveira e Neiman (2020), Ramos et al (2019), Silva e Santos Júnior (2019) e Sorrentino e Portugal (2016). Evidenciamos que o livro “Português: linguagens” possui a última unidade – Unidade 4 – dedicada a temática “educação ambiental” apresentando ao todo, três capítulos compostos por textos e atividades que estimulam a reflexão, criticidade e construção de hipóteses dos alunos sobre os impactos das ações humanas sobre o meio ambiente. Ademais, ocorre a articulação entre a educação ambiental e o ensino da língua materna não somente direcionado a leitura, interpretação e produção de textos, mas relacionando os textos aos conteúdos gramaticais também. |
Abstract: | This work aimed to investigate how the theme of environmental education is addressed in Portuguese language textbooks for Elementary School – Final Years through the analysis of the book “Portuguese: Languages”, for the 6th grade. A documental, descriptive and applied research was elaborated that presents the qualitative method. To this end, a theoretical corpus composed of authors who discuss the essentiality of incorporating environmental education in Portuguese language classes was used, among which it is possible to highlight: Branco, Royer and Branco (2018), Oliveira and Neiman (2020) , Ramos et al (2019), Silva and Santos Júnior (2019) and Sorrentino and Portugal (2016). We evidence that the book "Portuguese: languages" has the last unit - Unit 4 - dedicated to the theme "environmental education", presenting a total of three chapters composed of texts and activities that stimulate reflection, criticality and construction of students' hypotheses about the impacts of human actions on the environment. Furthermore, there is an articulation between environmental education and the teaching of the mother tongue, not only directed at reading, interpreting and producing texts, but also relating texts to grammatical contents. |
URI: | http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3329 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O livro didático de Língua Portuguesa e abordagem da educação ambiental uma análise do livro “Português linguagens” do 6º ano do Ensino Fundamental.pdf | 370,94 kB | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License