Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3346
Title: Percepção e sentido de lugar: Possíveis contribuições para o ensino da literatura a partir da obra de José Maria de Lima (1933-2013)
Advisor: BELO, Geovane Silva
Authors: PIMENTA, Larissa Poça
Keywords: Letramento Literário - Formação acadêmica
José Maria de Lima - Escritor
Ave, Marajó (2014) - Conto paraense
Maré Morta (2003) - Conto paraense
Ensino da literatura - Percepção e sentido de lugar
Issue Date: 2023
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: PIMENTA, Larissa Poça. Percepção e sentido de lugar: Possíveis contribuições para o ensino da literatura a partir da obra de José Maria de Lima (1933-2013). Orientador: Geovane Silva Belo. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Belém, PA, 2023.
Resumo: O presente estudo é resultado de leituras e reflexões sobre o tema “Letramento Literário” durante a formação acadêmica, como também, de experiências educacionais no âmbito do Estágio Supervisionado. Desse modo, considerando a presente trajetória de vida e, portanto, o sentido de lugar, destaca-se como ícone referencial as palavras do professor e romancista José Maria de Lima (1933-2013), em que, além da importância de suas obras, compartilha-se nossa origem, a saber, Muaná, arquipelago do Marajó (PA). O objetivo central é analisar algumas de suas obras, em destaque para “Ave, Marajó”(2014) e “Maré Morta”(2003) – ambas ganhadoras de importantes prêmios da literatura – a fim de verificar suas potencialidades para o ensino da literatura, em que destacam-se elementos da vida cotidiana, como: expressões linguísticas, modos de ser e viver e outras dimensões que expressam uma parte da vida marajoara. Portanto, a percepção e o sentido de lugar, serão guias desse processo de análise em relação dialógica entre as palavras escritas por José Maria e os modos de viver. Metodologicamente, a pesquisa pautou-se na revisão de literatura, seguindo um caráter qualitativo e para subsidiar a discussão, utilizou-se a Sequência Básica e as teorias de Cosson (2006) e (2016), Soares (2000) os quais apresentam o conceito de letramento, letramento literário e sua importância para a formação escolar e o desenvolvimento social do aluno.
Abstract: The present study is the result of readings and reflections on the topic “Literary Literacy” during academic training, as well as educational experiences within the scope of the Supervised Internship. Thus, considering the current life trajectory and, therefore, the sense of place, the words of professor and novelist José Maria de Lima (1933-2013) stand out as a reference icon, in which, in addition to the importance of his works, our origin is shared, namely, Muaná, Marajó archipelago (PA). The central objective is to analyze some of his works, in particular “Ave, Marajó” (2014) and “Maré Morta” (2003) – both winners of important literature awards – in order to verify their potential for teaching the Portuguese language. , in which elements of everyday life stand out, such as: linguistic expressions, ways of being and living and other dimensions that express a part of Marajoara life. Therefore, the perception and sense of place will be guides in this process of analysis in a dialogical relationship between the words written by José Maria and the ways of living. Methodologically, the research was based on the literature review, following a qualitative character and to support the discussion, the Basic Sequence and the theories of Cosson (2006) and (2016), Soares (2000) were used, which present the concept of literacy, literary literacy and its importance for the student's academic training and social development.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3346
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons