Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3348
Title: | Metodologias ativas e o novo ensino médio: Contribuições para a área de linguagens do currículo da escola Padre Vitaliano Maria Vari em Capitão Poço/PA |
Advisor: | GALÚCIO, Mateus dos Santos |
Authors: | MELO, Luana da Conceição Lima |
Keywords: | Metodologias ativas de ensino - Letras Português Tecnologia educacional - Educação Básica Novo Ensino Médio (NEM) - Metodologias ativas Métodos de Ensino-aprendizagem - Linguagens e tecnologias |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | UFRA/Campus Belém |
Citation: | MELO, Luana da Conceição Lima. Metodologias ativas e o novo ensino médio: Contribuições para a área de linguagens do currículo da escola Padre Vitaliano Maria Vari em Capitão Poço/PA. Orientador: Mateus dos Santos Galúcio. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Belém, PA, 2023. |
Resumo: | O sistema educacional no Brasil, em constante evolução, busca atender às demandas e desafios da educação. Nesse cenário pedagógico surge o Novo Ensino Médio (NEM), que visa garantir a aprendizagem interdisciplinar e maior engajamento dos alunos por meio do protagonismo juvenil. O presente trabalho situa-se neste contexto de mudanças e tem como foco uma investigação sobre metodologias ativas de ensino, meu objeto de estudo, como ferramenta pedagógica no currículo do NEM. Entretanto, é pertinente responder: Como as metodologias ativas de ensino podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem na área de Letras do novo ensino médio da EEEFM. Padre Vitaliano Maria Vari, no município de Capitão Poço/PA? O principal objetivo deste trabalho é destacar as contribuições das metodologias para o processo de ensino aprendizagem na área de Linguagens e suas tecnologias, que envolvem as áreas de conhecimento: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira e educação física, em específico do currículo do novo ensino médio na Escola Padre Vitaliano Maria Vari, lócus da pesquisa, em Capitão Poço/PA, córpus do estudo. Como abordagem metodológica, utilizaremos a pesquisa bibliográfica, com foco na natureza qualitativa. Apoiando-nos no referencial teórico de Moran (2005) para abranger metodologias ativas de ensino, e no que diz respeito ao ensino médio, contaremos com Cássio (2022) e Goulart (2022) para inspiração pedagógica, com insights de Freire (2003). Os resultados desta investigação contribuem tanto para a comunidade acadêmica quanto para a escolar, oferecendo contribuições práticas à educação, enriquecendo o currículo escolar. Como resultado tangível desta pesquisa, apresentamos uma proposta de Tecnologia Educacional que visa tornar a aprendizagem na área de línguas mais dinâmica e envolvente através do uso de metodologias ativas de ensino. |
URI: | http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3348 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
This item is licensed under a Creative Commons License