Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3350
Title: Os contos de fadas como instrumento de letramento literário
Advisor: MOREIRA, Wanúbya do Nascimento Moraes Campelo
Authors: CORRÊA, Maria de Jesus Barbosa
COSTA, Odiléia Corrêa
Keywords: Letramento literário
Contos de fadas - Incentivo da leitura e escrita
Ensino da literatura no Brasil
Texto literário na educação - Formação de leitores
Leitura - Prática da aprendizagem
Issue Date: 2023
Publisher: UFRA/Pólo Igarapé-Miri - PARFOR
Citation: CORRÊA, Maria de Jesus Barbosa; COSTA, Odiléia Corrêa. Os contos de fadas como instrumento de letramento literário. Orientadora: Wanúbya do Nascimento Moraes Campelo Moreira. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Igarapé-Miri, PA, 2023.
Resumo: O presente trabalho que tem como tema: “Os Contos de Fadas como instrumento de Letramento Literário”, o qual partiu do entendimento de que o uso dos Contos de Fadas constitui-se em uma importante ferramenta para se compreender a formação e a influência no Letramento Literário, o qual teve como objetivo identificar nas fontes bibliográficas o uso dos Contos de Fadas como Letramento Literário, para aperfeiçoar a leitura e a escrita dos leitores no Ensino Fundamental. Esta análise de pesquisa, visou gerar conhecimentos de aplicação da prática para o problema envolvido: Como os Contos de Fadas contribuem para o Letramento Literário de forma prazerosa e significativa na formação de leitores? Sob a hipótese de que o uso dos Contos de Fadas na perspectiva do letramento aprimora o entendimento de estruturas em torno da linguagem literária, este trabalho propõe analisar o uso dos Contos de Fadas como Letramento Literário para aperfeiçoar a leitura e escrita dos leitores. A abordagem da pesquisa foi por meio de um estudo qualitativo e descritivo, caracterizada como pesquisa bibliográfica a qual foi analisado material escrito dos autores adeptos como: Barbosa (2010), Bettelheim (2012), Brasil (1996, 1997, 1999, 2017), Caldin (2004), Cereja (2004), Coelho (2000), Cosson (2006, 2016), Coutinho (1997), Kleiman (2005, 2008), Lajolo (1997), Soares (1998, 2001, 2003) e outros. Assim, este trabalho tem relevância social e acadêmica pelo fato de que a leitura e a escrita envolvem várias situações sociais e científicas, dentre elas, as práticas e experiências do leitor, além das questões de ordem semântica, cultural e filosófica.
Abstract: The present work, whose theme is: “Fairy tales as an instrument of literary literacy”, started from the understanding that the use of fairy tales constitutes an important tool to understand the formation and influence on literary literacy, which aimed to identify in the bibliographic sources the use of fairy tales as literary literacy, to improve the reading and writing of readers in Elementary School II. and local interests. Therefore, the research approach was through a qualitative and descriptive study, characterized by bibliographical research where written material was analyzed that deals with the subject question by authors adept at the subject such as: Barbosa (2010), Bettelheim (2012) , Brazil (1996, 1997, 1999, 2017), Caldin(2004), Cereja (2004), Coelho (2000), Cosson (2006, 2016), Coutinho (1997), Kleiman (2005, 2008), Lajolo (1997) , Soares (1998, 2001, 2003), and others, to get to know a little more about the reality of the classroom in Elementary School II. Thus, this work has social and academic relevance due to the fact that reading and writing involve several social and scientific situations, among them, the practices and experiences of the reader, in addition to semantic, cultural and philosophical issues.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3350
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Os contos de fadas como instrumento de letramento literário.pdf927,88 kBPDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons