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http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3351
Title: | Os gêneros midiáticos verbais e não verbais como promotores da educação ambiental: Uma proposta metodológica em sala de aula de língua portuguesa |
Advisor: | SILVA FILHO, Jomson Teixeira da |
Authors: | MACIEL, Maria Oneide de Souza |
Keywords: | Educação Ambiental - Abordagem aula de Língua Portuguesa Textos midiáticos - Língua Portuguesa Educação ambiental - Uso de textos verbais e não verbais Gênero textual midiático |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | UFRA/Pólo Igarapé-Miri - PARFOR |
Citation: | MACIEL, Maria Oneide de Souza. Os gêneros midiáticos verbais e não verbais como promotores da educação ambiental: Uma proposta metodológica em sala de aula de língua portuguesa. Orientador: Jomson Teixeira da Silva Filho. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Igarapé-Miri, PA, 2023. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal abordar o tema da Educação Ambiental em sala de aula de Língua Portuguesa. Mais especificamente, pretende-se, por meio da discussão e análise de textos verbais e não verbais pertencentes ao campo midiático e jornalístico apresentar uma proposta metodológica em sala de aula utilizando esses textos (gênero textual midiático) como modelos de intervenção relacionado à problemática da Educação Ambiental. A Educação Ambiental como tema Transversal, constitui-se como uma discussão necessária em sala de aula. Para tanto, realiza-se neste este trabalho uma pesquisa de natureza teórica, de bibliográfica, analítica e de forma prospectiva, analítica. Com base nesta perspectiva apresentar-se uma proposta de oficina para análise e problematização dos aspectos ambientais com o objetivo de levar o aluno a refletir a partir dos cuidados com o meio ambiente como um todo, assim com espaço escolar mais especificamente. |
Abstract: | This work's main objective is to address the topic of Environmental Education in the Portuguese Language classroom. More specifically, it is intended, through the discussion and analysis of verbal and non-verbal texts belonging to the media and journalistic field, to present a methodological proposal in the classroom using these texts (media textual genre) as intervention models related to the problem of Education Environmental. Environmental Education as a transversal theme constitutes a necessary discussion in the classroom. To this end, this work carries out research of a theoretical, bibliographical, analytical and prospective, analytical nature. Based on this perspective, a workshop proposal is presented to analyze and problematize environmental aspects with the aim of making the student reflect on caring for the environment as a whole, as well as school space more specifically. |
URI: | http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3351 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa |
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Os gêneros midiáticos verbais e não verbais como promotores da educação ambiental Uma proposta metodológica em sala de aula de língua portuguesa.pdf | 920,66 kB | View/Open |
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