Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/336
Title: | O tux paint na aprendizagem da matemática na educação infantil |
Advisor: | SILVA, Odinéa Lopes da |
Authors: | RIBEIRO, Andrea Cristina Pinto BORGES, Maura Nazaré Diniz |
Keywords: | Software educativo - Tux Paint Educação Infantil - Matemática Educação infantil - Inclusão digital Informática educativa |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | UFRA/Pólo Marapanim (PA) |
Citation: | RIBEIRO, Andrea Cristina Pinto; BORGES, Maura Nazaré Diniz. O tux paint na aprendizagem da matemática na educação infantil. Orientador: Odinéa Lopes da Silva. 2014. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Marapanin, PA, 2014. |
Resumo: | Este estudo objetivou identificar as vantagens do software educativo Tux Paint para a aprendizagem da matemática na Educação Infantil. Para obtenção dos dados realizou-se pesquisa bibliográfica e documental. Na pesquisa bibliográfica destacaram-se teóricos como Seymour Papert, Sérgio Lorenzato, Vitor Schlickmann, José Armando Valente e Kátia Stocco Smole. Na pesquisa documental analisou-se o software educativo Tux Paint buscando identificar e compreender suas principais ferramentas e interface, assim como, observar suas vantagens para a aprendizagem da matemática. Após a análise dos dados destacam-se como vantagens do Tux Paint: possibilitar ao aluno aprender brincando, trabalhar o currículo escolar da Educação Infantil, o desenvolvimento integral, a inclusão digital e a interação com um software livre e gratuito. Considera-se que o professor estude o programa, planeje as aulas e avalie a interação do aluno com o software e que o poder público pense em políticas públicas que garantam a formação continuada dos professores, especialmente no que se refere à inclusão digital e ao emprego de software no processo ensino aprendizagem. |
Abstract: | This study aimed to identify the benefits of educational software Tux Paint for learning mathematics in kindergarten. To obtain data held bibliographic and documentary research. In literature highlights were theorists like Seymour Papert, Sergio Lorenzato, Katia Stocco Smole, Vitor Schlickmann, José Armando Valente and Kathy Stocco Smole. In documentary research we sought to analyze the educational software Tux Paint seeking to identify and understand their key tools and interface, as well as observe its advantages for learning mathematics. After analyzing the data stand out as advantages of Tux Paint: enable the student to learn while playing, working the school curriculum from kindergarten, integral development, digital inclusion and interaction with a free and open software. It is considered that the teacher study program, plan lessons and evaluate student interaction with the software and that the government consider public policies that ensure the continuous training of teachers, especially in relation to digital inclusion and employment software in teaching learning process. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/336 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O tux paint na aprendizagem da matemática na educação infantil.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License