Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/337
Title: | Análise do gcompris como recurso metodológico na educação infantil: uma realidade evidenciada em Marapanim/PA |
Advisor: | SOUZA, Luiz Cláudio Ferreira de |
Authors: | CARVALHO, Fernanda Daniela Borges CHAGAS, Marco Antonio Maciel das |
Keywords: | Educação infantil - Uso de software Software Gcompris Tecnologias educacionais |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | UFRA/Pólo Marapanim (PA) |
Citation: | CARVALHO, Fernanda Daniela Borges; CHAGAS, Marco Antonio Maciel das. Análise do gcompris como recurso metodológico na educação infantil: uma realidade evidenciada em Marapanim/PA. Orientador: Luiz Cláudio Ferreira de Souza. 2014. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Marapanim, PA, 2014. |
Resumo: | Este estudo trata da Análise do Gcompris como Recurso Metodológico na Educação Infantil: Uma realidade evidenciada em Marapanim/PA. Analisa as vantagens do Software Gcompris para as metodologias na educação infantil. Entender as concepções dos professores quanto ao uso do Gcompris nas turmas de educação infantil. Compreender os princípios metodológicos da educação infantil. Sensibilizar o professor quanto ao uso de software educacional em sua metodologia e Conscientizar sobre a importância da inclusão digital das crianças. Para tanto, a pesquisa “O Gcompris como Recurso Metodológico na Educação Infantil: Uma realidade evidenciada em Marapanim/PA.” será efetivada a partir de pesquisa bibliográfica e documental tomando como base o potencial do Gcompris no processo de ensino e aprendizagem das crianças. Na pesquisa bibliográfica em questão os referenciais teóricos serão embasados nos estudos de Ramon Cosenza, Laura Cunha, Symour Papert, Zilma de Oliveira, Pedro Demo, entre outros autores citados no presente trabalho. A pesquisa documental será realizada a partir da análise do software Gcompris de acordo com as seguintes etapas: Seleção das atividades, análise de cada atividade com cheklist e a sistematização das vantagens e desvantagens observadas nas atividades. |
Abstract: | This study addresses the Gcompris analysis as Methodological Resource in Early Childhood Education: A reality evidenced in Marapanim / PA. Analyzes the advantages of Gcompris software methodologies in early childhood education. Understanding the views of teachers on the use of Gcompris in early childhood classes. Understanding the methodological principles of early childhood education. Sensitize teachers on the use of educational software in its methodology and raise awareness about the importance of digital inclusion of children. Therefore, the search for "The Gcompris as Methodological Resource in Early Childhood Education: A reality evidenced in Marapanim / PA" will be effective from literature and document building on the potential of Gcompris in the teaching and learning of children. In the literature in question the theoretical frameworks will be grounded in the study of Ramon Cosenza, Laura Cunha, Symour Papert, Zilma de Oliveira, Pedro Demo, among other authors mentioned in this paper. The desk research will be held from Gcompris software analysis according to the following steps: Selection of activities, analysis of each activity with checklist and the systematization of the advantages and disadvantages observed in the activities. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/337 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Análise do gcompris como recurso metodológico na educação infantil uma realidade evidenciada em MarapanimPA.pdf | 2,52 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License