Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3412
Title: Valoração da identidade cultural do nosso lugar: A literatura miriense em sala de aula
Advisor: KÜTTER, Cíntia Acosta
Authors: PANTOJA, Adenilda dos Santos
PINHEIRO, Maria Cleide Miranda
Keywords: Literatura Miriense
Igarapé-Miri/PA - Identidade cultural
Encantados - Ficção cultural
Narrativas orais Mirienses
Ensino da literatura - Percepção e sentido de lugar
Issue Date: 2023
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: PANTOJA, Adenilda dos Santos; PINHEIRO, Maria Cleide Miranda. Valoração da identidade cultural do nosso lugar: A literatura miriense em sala de aula. Orientador: Cíntia Acosta Kütter. 2023. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Belém, PA, 2023.
Resumo: O presente trabalho visa apresentar um estudo sobre a importância da valoração da identidade cultural do município de Igarapé-Miri, por meio da inserção da literatura miriense no ensino de literatura nas escolas de ensino médio do referido município, justificado pelos impactos causados pela reforma do ensino médio e reconhecendo a necessidade de utilizar no processo de ensino, uma metodologia que permita aos alunos enxergarem-se como protagonistas no seu processo de formação. Diante disso, o trabalho versará sobre a historicidade do município de Igarapé-Miri, a partir dos estudos de Pinheiro (2020) e Pinto (2021), sobre o conceito de literatura e suas multiplicidades com base nas concepções de Cândido (1972), assim como apresentará uma análise da obra Encantados (PINHEIRO; SANTOS, 2022), composta por 27 narrativas. O estudo contou como parte integrante-experiencial a realização de uma oficina literária em duas turmas do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Manoel Antônio de Castro, do referido município e com análise da obra Encantados, a qual os alunos tiveram contato por meio da oficina mencionada. Tais processos foram indispensáveis tanto para o desenvolvimento deste estudo quanto para a obtenção de resultados apresentado neste trabalho que apontam por meio dos estudos bibliográficos a importância do ensino de literatura em sala de aula, bem como, os resultados obtidos com aplicabilidade da oficina que evidenciam a relevância da inserção das obras mirienses no processo do ensino de literatura nas escolas de ensino médio do município de Igarapé-Miri.
Abstract: The present work aims to present a study on the importance of valuing the cultural identity of the municipality of Igarapé-Miri, through the inclusion of Miriense literature in the teaching of literature in high schools in that municipality, justified by the impacts caused by the education reform secondary education and recognizing the need to use a methodology in the teaching process that allows students to see themselves as protagonists in their training process. In view of this, the work will focus on the historicity of the municipality of Igarapé-Miri, based on the studies of Pinheiro (2020) and Pinto (2021), on the concept of literature and its multiplicities based on the conceptions of Cândido (1972), as well as it will present an analysis of the work Encantado (PINHEIRO; SANTOS, 2022), composed of 27 narratives. The study included as an integral-experiential part the carrying out of a literary workshop in two classes of the 1st year of high school at Colégio Estadual Manoel Antônio de Castro, in the aforementioned municipality and with analysis of the work Encantados, which the students had contact with through the mentioned workshop. Such processes were essential both for the development of this study and for obtaining results presented in this work that point out through bibliographic studies the importance of teaching literature in the classroom, as well as the results obtained with the applicability of the workshop that highlight the relevance of including works from Miri in the process of teaching literature in high schools in the municipality of Igarapé-Miri.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3412
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons