Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3413
Title: | A relação etnicorracial na prática pedagógica dos professores de uma escola pública no município de Bagre/PA: Um exercício democrático de respeito às diferenças |
Advisor: | GALÚCIO, Mateus dos Santos |
Authors: | PESSOA, Max Carvalho |
Keywords: | Educação etnicorracial em sala de aula - Atuação docente Lei 10.639/03 - Ensino da história e cultura africana e afrobrasileira Relação etnicorracial na educação básica Escola Municipal Rui Antônio Farias Lobato Filho - Bagre/PA Currículo escolar - Educação etnicorracial |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | UFRA/Campus Belém |
Citation: | PESSOA, Max Carvalho. A relação etnicorracial na prática pedagógica dos professores de uma escola pública no município de Bagre/PA: Um exercício democrático de respeito às diferenças. Orientador: Mateus dos Santos Galúcio. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Belém, PA, 2023. |
Resumo: | Atualmente percebe-se a relevância das políticas de reparações sociais, como é o caso da educação para as relações etnicorraciais, que auxilia o processo educacional quanto às práticas de combate ao racismo e discurso de ódio, provocando uma reflexão em torno do respeito às diferenças à luz da Lei 10.639/03, que trata do ensino da história e cultura africana e afrobrasileira no currículo escolar, objeto desse estudo. Nesse contexto, essa pesquisa objetivou instigar a importância da educação etnicorracial na prática de professores na Escola Municipal Rui Antônio Farias Lobato Filho, lócus da pesquisa, localizada no Município de Bagre-PA, corpus do estudo, Ilha do Marajó. Para embasamento teórico esse estudo pautou-se em documentos legais que dispõem sobre a educação etnicorracial, tais como a Lei 10.639/03, o Parecer (CNE/CP 03/2004) que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras e Africanas, o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (2013), dentre outros documentos normativos, bem como autores que versam sobre a práxis pedagógica e o currículo escolar, a saber: Galúcio (2019), Gomes (2012), Cunha, Amorim Júnior e Duvernoy (2021), dentre outros pesquisadores. Quanto ao aspecto metodológico, esse estudo fez uso do bibliográfico e pesquisa-ação, de caráter qualitativo, além pesquisa de campo a partir da aplicação de um questionário aos professores da escola locus. Como proposta de intervenção pedagógica essa pesquisa busca, através de uma Tecnologia Educacional, promover alternativas práticas de metodológicas diferenciadas para trabalhar o respeito às diferenças em um currículo transversal, usando para isso a cultura e a arte dentro de um processo educacional dinâmico, envolvente e ancestral. |
URI: | http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3413 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
This item is licensed under a Creative Commons License