Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/342
Title: Webquest: uma proposta metodologica para a pesquisa orientada na escola Zarah Trindade.
Advisor: SOUZA, Allan Crasso Naia de
Authors: CARVALHO, Elisangela Cardoso
MONTEIRO, Lílian Lúcia Braga
Keywords: Metodologia Webquest - Ensino
Google drive - Ensino
Tecnologia educacional
Pesquisa orientada
Issue Date: 2014
Publisher: UFRA/Pólo Marapanim (PA)
Citation: CARVALHO, Elisangela Cardoso; MONTEIRO, Lílian Lúcia Braga. Webquest: uma proposta metodologica para a pesquisa orientada na escola Zarah Trindade. 2014. 52 f. Orientador: Allan Crasso. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Marapanim, PA, 2014.
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta pedagógica sobre o uso das ferramentas tecnológicas no contexto escolar utilizando a metodologia Webquest através da ferramenta do Google Drive como pesquisa orientada realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zarah Trindade no município de Marapanim-Pará. O estudo teve por objetivo principal de propor os professores das disciplinas de Geografia e ciências atividades que possam ser desenvolvidas utilizando as praticas tecnológicas disponíveis no laboratório da escola, a qual foi desenvolvida para os alunos do 7º ano do ensino fundamental. Dessa maneira, o alcance dos objetivos dessa proposta partiu da apresentação das ferramentas tecnológicas e suas importâncias no processo de ensino – aprendizagem, em seguida foi realizada a formulação dos formulários de atividades das disciplinas para os educandos como pesquisa orientada. Além disso, buscamos leituras em livros e artigos de autores que abordam o uso das ferramentas tecnológicas para o ensino e que a escola disponibiliza de recursos tecnológicos, porém o mesmo não vem sendo bem utilizados. Também, verificamos através de nossos estudos que os alunos geralmente não usufruem destes recursos como ferramenta de estudo, pois falta o incentivo por parte do corpo docente. Sabendo-se da importância da educação e do professor frente às constantes mudanças na sociedade considerando-se que o professor não deve deixar ser dominado pela tecnologia, nem pode ser considerada desnecessária já que a escola disponibiliza destes aparatos é essencial que ocorra o aperfeiçoamento destes profissionais já que vivemos em um período denominado de meio técnico cientifico informacional, onde estamos sempre em constantes transformações.
Abstract: This paper presents a pedagogical proposal on the use of technological tools in the school context using the methodology Webquest via Google tool like Drive oriented research conducted at City Elementary School in the city of Trinidad Zarah Marapanim Pará. The study had the main propose of teachers in the disciplines of geography and science activities that can be developed using the technology practices available in the school laboratory, which was developed for students in 7th grade of primary education goal. Thus, the scope of the objectives of this proposal came the presentation of technological tools and their importance in the teaching - learning process, then the wording of the forms of activities for learners as subjects targeted search was performed. In addition, we seek readings in books and articles by authors who address the use of technological tools for teaching and the school provides technological resources, but it has not been well used. Also, we found through our research that students generally do not enjoy these resources as a study tool, it lacks the incentive on the part of faculty. Knowing the importance of education and the teacher in the face of constant changes in society considering that the teacher should not let it be dominated by technology, nor can it be considered unnecessary since the school offers these devices is essential that the development of these professionals occurs since we live in a period called informational scientific technical means, where we are always in constant transformation.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/342
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Webquest uma proposta....pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons