Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3440
Title: A inclusão do aluno surdo : formações discursivas em questão
Advisor: AMORIM, Thais Fernandes de
Authors: BATISTA, Odiléia de Souza
Keywords: Inclusão - aluno surdo
Ensino-aprendizagem - aluno surdo
Ensino-aprendizagem - professor
Inclusão - contexto escolar
Educação especial
Issue Date: 2023
Resumo: Com o objetivo de debater a inclusão do aluno surdo, essa pesquisa se propõe identificar as principais dificuldades dos alunos e professores nesse processo, principalmente do aluno, visto que são esses sujeitos o público- alvo da inclusão e da exclusão na prática. Objetiva-se também orientar que a inclusão é inerente ao contexto escolar. Assim, a pesquisa tem como objetivo geral apontar o aluno surdo como sujeito discursivo da Educação especial e, portanto, pelo qual todo o processo educativo precisa ser norteado e tendo como objetivos específicos verificar o quanto os professores estão preparados para a inclusão desses alunos; identificar as maiores dificuldades vivenciadas pelo aluno surdo no processo de ensino- aprendizagem; propor possíveis estratégias para saber tais dificuldades. Dessa forma será analisado o discurso do aluno surdo no ensino e também do professor, no qual se dá dentro de sala de aula, visto que quando o sujeito fala algo, ele fala de acordo com o lugar que ocupa, portanto é por meio do discurso que se estabelecem as várias relações. Portanto, a pesquisa se estabelece em Foucault(2008), Pêcheux(1995), que trazem as ideias de memória discursiva e formações, além de autores como Mantoan(2003), Quadros(2009), Gesser(2009), Pimentel(2012) e outros discutem a inclusão e a formação de professores.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3440
Appears in Collections:TCC - Tomé-Açu - Letras / Português

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A inclusão do aluno surdo formações discursivas em questão (1).pdf289,23 kBPDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.