Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3440| Título: | A inclusão do aluno surdo : formações discursivas em questão |
| Orientador(es): | AMORIM, Thais Fernandes de |
| Autor(es): | BATISTA, Odiléia de Souza |
| Palavras-chave: | Inclusão - aluno surdo Ensino-aprendizagem - aluno surdo Ensino-aprendizagem - professor Inclusão - contexto escolar Educação especial |
| Data do documento: | 2023 |
| Resumo: | Com o objetivo de debater a inclusão do aluno surdo, essa pesquisa se propõe identificar as principais dificuldades dos alunos e professores nesse processo, principalmente do aluno, visto que são esses sujeitos o público- alvo da inclusão e da exclusão na prática. Objetiva-se também orientar que a inclusão é inerente ao contexto escolar. Assim, a pesquisa tem como objetivo geral apontar o aluno surdo como sujeito discursivo da Educação especial e, portanto, pelo qual todo o processo educativo precisa ser norteado e tendo como objetivos específicos verificar o quanto os professores estão preparados para a inclusão desses alunos; identificar as maiores dificuldades vivenciadas pelo aluno surdo no processo de ensino- aprendizagem; propor possíveis estratégias para saber tais dificuldades. Dessa forma será analisado o discurso do aluno surdo no ensino e também do professor, no qual se dá dentro de sala de aula, visto que quando o sujeito fala algo, ele fala de acordo com o lugar que ocupa, portanto é por meio do discurso que se estabelecem as várias relações. Portanto, a pesquisa se estabelece em Foucault(2008), Pêcheux(1995), que trazem as ideias de memória discursiva e formações, além de autores como Mantoan(2003), Quadros(2009), Gesser(2009), Pimentel(2012) e outros discutem a inclusão e a formação de professores. |
| URI: | http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3440 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Tomé-Açu - Letras / Português |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| A inclusão do aluno surdo formações discursivas em questão (1).pdf | 289,23 kB | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.