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Title: Percepção do consumidor de camarão no município de Paragominas-PA, durante a pandemia.
Advisor: DIAS, Lilian de Nazaré Santos
Authors: PEREIRA, Raquel de Sousa
Keywords: Camarão - consumo
Pescado - economia
Pandemia - covid-19
Issue Date: 2023
Publisher: UFRA/Campus Paragominas
Citation: PEREIRA, Raquel de Sousa. Percepção do consumidor de camarão no município de Paragominas-PA, durante a pandemia. Orientadora: Lilian de Nazaré dos Santos Dias. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Paragominas, PA, 2023.
Resumo: Nos últimos anos houve uma crescente no consumo do pescado, isso foi devido ao aumento da população, e também atrelado ao consumo de alimentos mais light, ou ditos saudáveis. Neste segmento, o conceito de pescado refere-se aos peixes, crustáceos, moluscos, anfíbios, répteis, equinodermos e outros animais aquáticos utilizados na alimentação humana. Dessa forma objetivou-se caracterizar o perfil socioeconômico dos consumidores de camarão do município de Paragominas-Pará. A pesquisa foi realizado no município de Paragominas. A coleta de dados foi através de um questionário utilizando a ferramenta virtual do google forms, por meio de 18 perguntas, todas objetivas. No período de 10 de março a 30 de abril de 2022. Após este período, organizou-se os resultados em gráficos e tabelas. Verificou –se que 53,12% dos entrevistados são solteiros. Na escolaridade, a maior parte, 33% dos entrevistados possuem ensino superior completo, enquanto que 31% possuem. Sobre o consumo de camarão de cativeiro, 40,22% afirmaram não consumir camarão de cativeiro e outros 29,61% nunca ouviram falar sobre esse tipo de criação. O percentual predominante da espécie consumida é o camarão rosa com 39,66%. O tipo de camarão mais consumidos revelam que 71,51% dão preferência ao camarão inteiro. Cerca de 54,75% dos entrevistados não mudaram o consumo de camarão durante a pandemia. Conclui-se que a preferência do consumidor entrevistado foi pelo camarão rosa, inteiro, apesar desta espécie ser mais cara, se comparada as demais apresentadas, e que durante o período da pandemia da Covid-19, a grande maioria não mudou o consumo de camarão, mas houve mudança de oferta e consequentemente, aumento de preço, o que impossibilitou aos que possuem mais vontade de consumir, de aumentar o consumo do mesmo.
Abstract: In recent years there has been an increase in fish consumption, this was due to the increase in population, and also linked to the consumption of lighter foods, or so-called healthy. In this segment, the concept of fish refers to fish, crustaceans, molluscs, amphibians, reptiles, echinoderms and other aquatic animals used for human consumption. Thus, the objective was to characterize the socioeconomic profile of shrimp consumers in the municipality of Paragominas-Pará. The research was carried out in the municipality of Paragominas. Data collection was through a questionnaire using the virtual tool of google forms, through 18 questions, all objective. In the period from March 10 to April 30, 2022. After this period, the results were organized in graphs and tables. It was found that 53.12% of respondents are single. In education, most, 33% of respondents have completed higher education, while 31% have. Regarding the consumption of captive shrimp, 40.22% said they did not consume captive shrimp and another 29.61% had never heard about this type of farming. The predominant percentage of the consumed species is the pink shrimp with 39.66%. The most consumed type of shrimp reveals that 71.51% prefer whole shrimp. Around 54.75% of respondents did not change their shrimp consumption during the pandemic. It is concluded that the preference of the interviewed consumer was for pink shrimp, whole, despite this species being more expensive compared to the others presented, and that during the period of the Covid-19 pandemic, the vast majority did not change their consumption of shrimp. , but there was a change in supply and, consequently, an increase in price, which made it impossible for those who are more willing to consume to increase their consumption.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3474
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