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Title: Análise da aplicação de práticas de educação ambiental na E.M.E.F. Emiliano Picanço da Costa, Vila de Araí, Augusto Corrêa, Pará
Advisor: MELO JÚNIOR, Luiz Cláudio Moreira
Authors: COSTA, Carola Monteiro da
Keywords: Educação Ambiental - Reserva Extrativista Araí-Peroba
Escolas rurais - percepção socioambiental
Educação do campo
Issue Date: 2024
Publisher: UFRA/Capanema
Citation: COSTA, Carola Monteiro da. Análise da Aplicação de Práticas de Educação Ambiental na E.M.E.F. Emiliano Picanço da Costa, Vila de Araí, Augusto Corrêa, Pará. Orientador: Luiz Cláudio Moreira Melo Júnior. 2024. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capanema, 2024. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3479. Acesso em:
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa foi analisar a aplicação das práticas de Educação Ambiental desenvolvidas na E.M.E.F. Emiliano Picanço da Costa, Vila rural de Araí, Augusto Corrêa, Pará. Sendo uma pesquisa com métodos quali-quantitativos, a coleta de dados se deu por meio da aplicação de dinâmicas com jogos, conversas e aplicação de questionários. Como resultados, verificou-se que os alunos possuem várias percepções sobre a Educação Ambiental, demonstrando conhecimentos importantes para o desenvolvimento de atividades na Vila, expondo, por meio de desenhos, perspectivas importantes sobre o ambiente, dando ênfase no cuidado e na prática de boas ações. Conclui-se que há a necessidade de buscar métodos interdisciplinares que tratem da Educação Ambiental na escola, despertando no aluno o interesse em adquirir novos conhecimentos, tendo uma visão de futuro que preserve o meio ambiente tanto em curto, quanto em longo prazo, amenizando as problemáticas de degradação ambiental. Dessa forma, diversas são as dificuldades enfrentadas na implementação da Educação Ambiental, principalmente nas escolas, tendo pouca visibilidade e aplicação de estratégias que ajudem na formação do conhecimento acerca do meio ambiente.
Abstract: The main objective of this research was to analyze the application of Environmental Education practices developed at E.M.E.F. Emiliano Picanço da Costa, rural village of Araí, Augusto Corrêa, Pará. Being a research with qualitative and quantitative methods, data collection took place through the application of dynamics with games, conversations and questionnaires. As a result, it was found that students have various perceptions about Environmental Education, demonstrating important knowledge for the development of activities in the village, exposing, through drawings, important perspectives on the environment, placing emphasis on care and the practice of good practices actions. It is concluded that there is a need to seek interdisciplinary methods that deal with Environmental Education at school, awakening the student's interest in acquiring new knowledge, having a vision of the future that preserves the environment both in the short and long term, mitigating the problems of environmental degradation. Thus, there are several difficulties faced in the implementation of Environmental Education, especially in schools, with little visibility and application of strategies that help in the formation of knowledge about the environment.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3479
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