Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/351
Title: | Inclusão digital na escola Castro Alves do quilombo Maria Ribeira |
Advisor: | COSTA, Ana Regina Cecim |
Authors: | COELHO, Diogo Barbosa BRILHANTE, Gerson Pombo |
Keywords: | Inclusão digital Inclusão digital - Quilombo |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | UFRA/Pólo Gurupá (PA) |
Citation: | COELHO, Diogo Barbosa; BRILHANTE, Gerson Pombo. Inclusão digital na escola Castro Alves do quilombo Maria Ribeira. Orientador: Ana Regina Cecim Costa. 2015. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Gurupá, PA, 2015. |
Resumo: | A presente pesquisa foi elaborada a partir do tema Inclusão Digital, para analisarmos de que forma a inclusão digital pode contribuir para a aprendizagem na escola Castro Alves do quilombo Maria Ribeira – Gurupá/PA, cujo objetivo principal é analisar de que maneira está sendo implantada a inclusão digital em relação ao ensino na comunidade escolar, visto que a atividade lúdica desperte o interesse da criança em estudar, principalmente quando o lúdico envolve o brincar e o aprender tendo como base uma relação entre fatores teóricos e ações práticas observadas por meio de investigação e elencadas através dos resultados obtidos no final do trabalho. Considerando tais pressupostos, a pesquisa foi desenvolvida em uma escola do meio rural com característica quilombola. Adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo do tipo quali/quante, onde os resultados foram obtidos por meio da aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas direcionadas a 20 alunos da rede municipal de ensino. Portanto, apresenta-se uma proposta metodológica, com base nas teorias lúdicas contemporâneas, com o propósito de dinamizar as metodologias aplicadas pelos docentes em sala de aula, no sentido de despertar o interesse dos alunos em estudar de maneira participativa e prazerosa. Concluímos com isso que as novas tecnologias são de imensa importância tanto para o desenvolvimento do professor em sala de aula quanto para a aprendizagem dos alunos. |
Abstract: | This research was developed from the Digital Inclusion theme, to analyze how the digital inclusion can contribute to learning in school Castro Alves' quilombo Maria Ribeira - Gurupá / PA, whose main objective is to analyze how being deployed to digital inclusion in relation to teaching in the school community, as the play activity awaken the child's interest in studying, especially when the playful involves play and learning based on a relationship between theoretical and practical actions factors observed through research and listed by the results obtained at the end of work. Considering these assumptions, the research was conducted in a rural school with maroon feature. It was adopted as methodology the bibliographical research and field research type qualitative / quante, where results were obtained through questionnaires with open and closed questions directed to 20 students of municipal schools. Therefore, we present a methodology, based on contemporary theories playful, in order to streamline the methodologies applied by teachers in the classroom in order to arouse students' interest in studying participatory and enjoyable way. We conclude from this that the new technologies are of immense importance for the development of the teacher in the classroom and for student learning. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/351 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Inclusão digital na escola Castro Alves do quilombo Maria Ribeira.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License