Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3537
Title: Letramento digital: Um estudo bibliográfico sobre a informática na educação
Advisor: ALVES, Charles Alberto de Souza
Authors: SOUZA, Elenton Oliveira de
NASCIMENTO, Geraldo Ferreira do
Keywords: Letramento Digital
Educação à Distância (EAD)
Formação de professores - Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)
Tutoria da Educação à Distância
COVID-19 - Pandemia
Informática na educação - Processo de ensino-aprendizagem
Issue Date: 2024
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: SOUZA, Elenton Oliveira de; NASCIMENTO, Geraldo Ferreira do. Letramento digital: Um estudo bibliográfico sobre a informática na educação. Orientadores: Charles Alberto de Souza Alves; Nixon José da Silva Reis Junior. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2024.
Resumo: Este artigo trata sobre o Letramento Digital utilizado por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para letrar no contexto da Pandemia do novo Coronavírus (COVID 19), a qual teve início no ano de 2020, daí a importância da tutoria da Educação a Distância (Ead). Assim, realizaram-se reflexões sobre a utilização das TICs como ferramenta pedagógica e mediadora no processo de Ensino e Aprendizagem, enfatizando a importância da tutoria EaD na formação de professores nas instituições de ensino superior. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa bibliográfica, considerada para alguns autores como o ponto de início de uma pesquisa científica, Antonio Carlos Gil (1999). Os referenciais teóricos estão pautados nos pensamentos de Magda Soares (2004) sobre o letramento geral, e relacionado ao letramento e alfabetização digital, ou mais especificamente, Letramento Digital, pautados em Marcelo El Khouri Buzato (2003) acerca de questões das TICs e letramento digital. Com a realidade da pandemia do COVID 19, tornou-se um tema fluente no sistema educacional, o qual passou por mudanças do ensino presencial para o remoto (Ensino virtual pautado nas diretrizes do ensino presencial). O letramento não é apenas o domínio do uso das tecnologias, mas é o domínio crítico das mesmas, o qual vai além de dominar o uso das TICs, e envolve sua utilização nas práticas sociais. Destaca ainda a geração dos nativos digitais que nasceram nativos da tecnologia, mas não têm o domínio crítico em relação às tecnologias digitais e podem cair e disseminar fake news e outras notícias, que são de cunho duvidoso e não científico. Apresenta também o tutor o qual é visto muitas vezes como um “quebra galho”, não considerando-o como professor, geralmente ele é visto como alguém de menor valor social dentro da rede que se estabelece. Todavia o tutor, no âmbito da área da educação é um licenciado, sendo portanto um professor, um educador
Abstract: This article aims to explain Digital Literacy using Information and Communication Technologies (ICTs) to teach literacy in the context of the new Coronavirus Disease Pandemic (COVID 19) that began in 2020, and the importance of tutoring Ead. Thus, reflections were made on the use of ICTs as a pedagogical and mediating tool in the Teaching and Learning process and the importance of distance learning tutoring in teacher training in higher education institutions. The methodology used consists of bibliographical research, considered by some authors as the starting point of scientific research. Gil (1999), which is based on bibliographical research. The theoretical references are based on the thoughts of Magda Soares (2004) about general literacy, and those related to digital literacy and literacy and, more specifically, Digital Literacy, based on Buzato (2003) on ICT issues and digital literacy, with the reality of the 2020 COVID 19 pandemic, it became a fluent topic in the educational system that underwent changes from in-person to remote teaching (Virtual teaching based on the guidelines of face-to-face teaching). Literacy is not just mastering the use of technologies, but it is having critical mastery in addition to mastering the use of ICT, and using it in their social practices. There is a generation of digital natives who were born native to technology but do not have critical control over digital technologies and can fall for and spread fake news and other news, which are of a dubious and unscientific nature. The tutor is often seen as a “fixer”, and he is often not considered a teacher. But the Tutor, in the field of education, is a graduate in most cases, and is therefore a teacher. However, it is seen as a lower value.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3537
Appears in Collections:TCC - ICIBE - Licenciatura em Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LETRAMENTO DIGITAL UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO.pdf380,64 kBPDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons