Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3570
Title: Psicolinguística e Pentecostalismo: uma revisão sistemática sobre a glossolalia no escopo das ciências cognitivas
Advisor: SALGADO, Ana Paula Martins Alves
Authors: SANTOS, Tiago Nascimento dos
Keywords: Glossolalia - Fenômeno linguístico
Psicolinguística
Neurolinguística
Ciencias cognitivas - Fenômeno glossolálico
Pentescostalismo
Issue Date: 2024
Citation: SANTOS, Tiago Nascimento dos. Psicolinguística e Pentecostalismo: uma revisão sistemática sobre a glossolalia no escopo das ciências cognitivas. Orientador: Ana Paula Martins Alves Salgado. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Português) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2024.
Resumo: A glossolalia é um fenômeno linguístico e religioso rodeado por polêmicas e controvérsias. Caracterizado pela vocalização de sons humanamente incompreensíveis ou não decodificáveis em qualquer língua natural (o que sugere uma possível linguagem celestial ou “língua dos anjos”) por ação e influência do Espírito Santo, tem figurado como objeto investigativo de pesquisadores das mais diversas áreas das ciências humanas e não somente da teologia. Nesse ensejo, nosso objetivo foi realizar uma revisão sistemática na literatura recente (2003-2023) sobre a glossolalia em pesquisas psicolinguísticas e neurocientíficas em geral, contrastando os achados e abordagens metodológicas com os pressupostos da teologia pentecostal. Justificamos nossa iniciativa pela oportunidade e a real necessidade de formular uma base teórica que oriente futuras empreitadas investigativas, principalmente pesquisas multidisciplinares, acerca do fenômeno. Teoricamente, a partir de Siqueira (2023), define-se a glossolalia do ponto de vista da teologia bíblica e aponta-se a diferenciação entre transe e êxtase. Por meio das análises históricas e sociológicas de Mariano (1999), Araújo (2016) e Freston (1993), compreende-se a heterogeneidade do movimento pentecostal e, com base em Kenedy (2013), definimos as atuações da psicolinguística e da neurolinguística como ciências cognitivas. Portanto, realizamos busca nas plataformas Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDBTD, Google Acadêmico e Science Direct (Elsevier), usando os descritores e critérios de seleção pré-definidos. Como resultado, selecionamos 11 trabalhos que foram classificados em quatro categorias de análise de acordo com suas abordagens e propostas de discussão. Com isso, analisamos trabalhos que exploraram as possiblidades de aprendizagem verbal e estatística da glossolalia, os estados alterados de consciência durante a manifestação extática, as alterações e atividade cerebral durante a prática glossolálica e a complexa relação entre linguagem, emoção e fé. Após discorrer sobre cada uma dessas categorias, conclui-se que glossolalia permanece sendo um fenômeno complexo que impõe diversas limitações para a análise científica comum, necessitando, portanto, de abordagens multidisciplinares que considerem além do material linguístico e cognitivo, os aspectos emocionais envolvidos na prática, oriundos de uma cosmovisão pentecostal.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3570
Appears in Collections:TCC - ICIBE - Letras / Português



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons