Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3580
Title: Educação ambiental: contribuições do PIBID em uma escola da rede municipal de educação em Tomé-Açu/Pará
Advisor: CARVALHO, Josué de Lima
Authors: VIEIRA, Cleonilde do Socorro da Silva
Keywords: Educação ambiental
Educação básica
Docência
Pibid
Issue Date: 2024-03-09
Citation: VIEIRA, Cleonilde do Socorro da Silva. Educação ambiental: contribuições do PIBID em uma escola da rede municipal de educação em Tomé-Açu/Pará. Orientador: Prof. Me. Josué de Lima Carvalho. 28 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização de Gestão em Recursos Naturais) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Tomé-Açu, 2024. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3580. Acesso em: .
Resumo: A Educação Ambiental desempenha um papel fundamental na conscientização e no engajamento da sociedade em questões relacionadas à preservação e sustentabilidade do meio ambiente. Em contextos de escolas públicas, a implementação eficaz dessa abordagem educacional é de importância crítica, uma vez que essas instituições têm o potencial de atingir um público diversificado e contribuir significativamente para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Diante da relevância do assunto, este trabalho tem como objetivo geral analisar a percepção e as práticas em relação à Educação Ambiental de um professor na rede pública de ensino de Tomé-Açu/PA. Como objetivos específicos iremos apresentar os desafios e dificuldades enfrentados pelo educador na integração da Educação Ambiental em seu currículo, bem como suas opiniões, atitudes e conhecimentos relacionados ao tema, identificar as principais barreiras que podem estar limitando a eficácia da Educação Ambiental nas escolas públicas da região e propor possíveis estratégias para superar essas limitações e, por fim, apresentar a contribuição do PIBID nesse processo de ensino aprendizagem. Este estudo é classificado como bibliográfico e pesquisa de caso único, e embasa-se nos pressupostos teóricos de Guarim (2000), Tibúrcio e Logarezzi (2017), Silva e Mota (2018), dentre outros. Com o estudo, pudemos observar que do projeto Pibid fortalece o caminho educacional, levantando novos desafios por meio da criação de projetos interdisciplinares que buscam integrar temas fundamentais à formação docente contemporânea e desenvolver ações de integração e diálogo entre campos que beneficiam a qualidade da formação docente e de cidadãos conscientes.
Abstract: Environmental Education plays a fundamental role in raising awareness and engaging society in issues related to the preservation and sustainability of the environment. In public school contexts, the effective implementation of this educational approach is of critical importance, as these institutions have the potential to reach a diverse audience and contribute significantly to the formation of conscious and responsible citizens. Given the relevance of the subject, this work has the general objective of analyzing the perception and practices in relation to Environmental Education of a teacher in the public school system of Tomé-Açu/PA. As specific objectives we will present the challenges and difficulties faced by educators in integrating Environmental Education into their curriculum, as well as their opinions, attitudes and knowledge related to the topic, identify the main barriers that may be limiting the effectiveness of Environmental Education in public schools in the region and propose possible strategies to overcome these limitations and, finally, present the contribution of PIBID in this teaching learning process. This study is classified as bibliographic and single-case research, and is based on the theoretical assumptions of Guarim (2000), Tibúrcio and Logarezzi (2017), Silva and Mota (2018), among others. With the study, we were able to observe that the Pibid project strengthens the educational path, raising new challenges through the creation of interdisciplinary projects that seek to integrate fundamental themes into contemporary teacher training and develop integration and dialogue actions between fields that benefit the quality of teacher training and conscious citizens.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3580
Appears in Collections:TCC - Tomé-Açu - Especialização em Gestão de Recursos Naturais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO FINAL BIBLIOTECA - UFRA .pdf302,5 kBPDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.