Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/378
Title: | A leitura literária nas séries iniciais: um estudo de caso na escola Maria Valderina Muniz em Capitão Poço - PA |
Advisor: | RODRIGUES, Almir Pantoja |
Authors: | AGUIAR, Francisca Fernanda Alves de MOTA, Levi Teixeira |
Keywords: | Ensino fundamental - Leitura Ensino fundamental - Prática pedagógica |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | UFRA/Campus Capitão Poço (PA) |
Citation: | AGUIAR, Francisca Fernanda Alves de; MOTA, Levi Teixeira. A leitura literária nas séries iniciais: um estudo de caso na escola Maria Valderina Muniz em Capitão Poço - PA. Orientador: Levi Teixeira Mota. 2015. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Capitão Poço, PA, 2015. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/378. Acesso em: . |
Resumo: | A pesquisa apresenta uma análise na Leitura Literária dos alunos em séries iniciais do ensino fundamental. O estudo se pautou na abordagem qualitativa e quantitativa na realização das atividades, através da entrevista com a professora, a responsável (gestora), coordenador e alunos da Escola Municipal Maria Valderina Muniz situada na cidade de Capitão Poço Pará, que nos proporcionou compreender o processo de aprendizagem da leitura literária. Durante a pesquisa constatamos que as principais dificuldades que os alunos apresentam ao acesso à leitura de literatura, são decorrentes de vários fatores, porém enfatizamos os mais importantes como: falta de estrutura bibliotecária na escola, organização no currículo anual, professor inexperiente na área, apoio das políticas públicas, apoio familiar. Recursos inadequados, bem como a responsabilidade da família em manter as crianças na escola. Sendo assim, consideramos que o presente estudo trouxe-nos resposta satisfatória para nossos questionamentos a respeito das dificuldades enfrentadas pelos alunos no processo da leitura literária. Deste modo, estamos estimuladas a avançar nossos estudos, contribuindo assim, não só para a nossa prática pedagógica, mas também para vocês leitores em virtude de algumas dúvidas a respeito desse conhecimento. |
Abstract: | The research presents an analysis in Literary Reading of students in early grades of elementary school. The study was based on qualitative and quantitative approach to the conduct of the activities according to the interviews with the teacher in charge (manager), coordinator and students of the School Maria Muniz Valderina in the city of Captain Well Pará, which gave us understand the process of literary reading learning. During the research found that the main difficulties that students have access to reading literature, are due to several factors, but we emphasize the most important as lack of structure in the school library, organizing the annual curriculum, inexperienced teacher in the area, support public policies, family support. Inadequate resources and family responsibility in keeping children in escola.Sendo so, we consider that this study brought us satisfactory answer to our questions about the difficulties faced by students in the literary reading process. Thus, we are encouraged to advance our studies, thus contributing not only to our teaching practice, but also for you readers because of some doubts about that knowledge. |
URI: | http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/378 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A leitura literária nas séries iniciais um estudo de caso na escola Maria Valderina Muniz em Capitão Poço PA.pdf | 475,42 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.