Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3803
Title: Ensino e aprendizagem de ciências naturais na escola Francisco Marques Aguiar: o incentivo a motivação
Advisor: BRÍGIDA, Marluce Reis Souza Santa
Authors: BARROS, Maria Aldenora Silva
OLIVEIRA, Rosineide Vaz de
Keywords: Ciências naturais
Ensino
Aprendizagem
Motivação
Escola Francisco Marques Aguiar
Issue Date: 2024-05-16
Publisher: UFRA / Campus Capitão Poço
Citation: BARROS, Maria Aldenora Silva; OLIVEIRA, Rosineide Vaz de. Ensino e aprendizagem de ciências naturais na escola Francisco Marques Aguiar: o incentivo a motivação. Orientadora: Marluce Reis Souza Santa Brígida. 2014. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capitão Poço, 2014. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3803. Acesso em: .
Resumo: Neste trabalho foram realizadas alternativas motivadoras para o ensino aprendizagem da disciplina de Ciências Naturais. O estudo tem como objetivo conhecer e compreender os fatores que geram as dificuldades que interferem no desempenho escolar e apontar expectativas e anseios em relação à escola pesquisada, baseando sempre que possível na teoria e prática, através do método hipotético dedutivo com ênfase em um processo analítico e interpretativo. O instrumento de coleta de dados aplicado foi um questionário direto para os professores e alunos, usando uma análise relacionada com as teorias já estudadas, o que permitiu a liberdade de expressão em suas respostas. A pesquisa envolveu 5 professores e 65 estudantes do ensino fundamental. O estudo demonstra que as salas de aulas são lugares propícios para a aprendizagem, no entanto, fatores como: falta de atenção, de interesse e indisciplinas foram apontadas como responsáveis pelos não envolvimentos nas aulas. Destaca também que os alunos acreditam que a motivação pode favorecer o estabelecimento de atitude que venham ao encontro de suas expectativas. Conclui-se com a convicção de que mostrar a beleza da disciplina de ciências naturais é dar significado ao conhecimento do aluno, pois, a melhor maneira de conseguir motivar alguém e responder positivamente aos incentivos ora apresentados.
Abstract: In this work motivating learning for teaching the discipline of Natural Sciences alternatives were performed. The study aims to know and understand the factors that generate the difficulties that interfere with school performance and point expectations and concerns regarding school researched always possible based on the theory and practice through the hypothetical deductive method with emphasis on an analytical process and interpretive. The data collection instrument used was a direct questionnaire for teachers and students, using a related theories already studied analysis, which allowed freedom of expression in their responses. The research involved 65 students and 5 teachers of elementary school. The study shows that classrooms are conducive to learning places, however, factors such as lack of attention, interest and indiscipline were not questioned as the involvement in the classroom. It also emphasizes that students believe that motivation can facilitate the establishment of attitude that meet their expectations. It concludes with the conviction that show the beauty of the discipline of natural sciences is to give meaning to the student's knowledge, therefore the best way to motivate someone to get and respond positively to incentives presented herein.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3803
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons